A volta do X, antigo, Twitter parece não ser apenas um acaso, ou instabilidade na rede como o STF achou que fosse e sim um drible de Elon Musk. Na realidade, usuários mostram no código do Twitter uma pequena mudança, mas com impactos gigantes. A rede social começou a voltar a funcionar para diversos brasileiros nesta quarta-feira (18) após um bloqueio de quase 20 dias.
Ao que tudo indica, houve uma troca na hospedagem dos servidores do X. Anteriormente, eram próprios, mas agora foram para a CloudFlare. Para aqueles que não conhecem, trata-se de um dos maiores sistemas de segurança de navegação do mundo.
O sistema ganhou fama há umas semanas por apresentar falhas que derrubaram a Microsoft, para aqueles que não se recordam. Mais de 20 milhões de empresas usam o serviço, incluindo bancos, Spotify e Uber. Finalmente, a maior ironia é que até mesmo alguns sites do governo utilizam o mecanismo para segurança.
“Nem fudendo..Elon Musk fez uma jogada que o Alexandre de Moraes não tava esperando. Musk mandou trocar de IP do twitter, X, de “hospedagem própria” e hospedar o domínio do X na Cloudflare que é gringa e não tem representante no Brasil. 70% da internet é hospedada na Cloudflare, principalmente os sistemas do governo, Xandão não pode mais mandar a Anatel derrubar o twitter kkkkk Xeque Mate”, escreve um usuário na rede social.
Mudança do Twitter de servidor
De fato, como aponta outro usuário, o X trocou o IP dos servidores. “Antes era da rede 104.244.40.0/21 que pertence ao TWITTER-NETWORK (que foi aonde as operadoras aplicaram o bloqueio) agora o IP do X é da rede 162.158.0.0/15 da CloudFlare”, avaliou.
Apesar disso, a empresa diz que não tem relação com Brasil. Na realidade, a mudança tem a ver com a mudança da base para o Texas. Mas infelizmente a Anatel não detém de uma tecnologia precisa para acompanhar a mudança, e manter bloqueio.
O conteúdo Volta do X, Twitter, não foi ‘falha’ e sim drible de Elon Musk aparece primeiro em BlockTrends – Blockchain Notícias | Investimentos | Economia.