A Siemens e a NVIDIA se uniram para construir metaversos industriais com inteligência artificial (IA). A empresa industrial alemã integrará a solução Omniverse da NVIDIA em seu produto Siemens Xcelerator. Desta forma, facilitará a construção de gémeos digitais num ambiente imersivo e fotorrealista, utilizando IA generativa. Ambas as empresas fizeram o anúncio durante a conferência NVIDIA GTC na cidade americana de San Jose, Califórnia.
SIEMENS, SONY E SAMSUNG TRAZEM DE VOLTA O METAVERSO NA CES
Metaversos Industriais de IA
Com a adoção de IA generativa por meio de APIs Omniversoplataforma NVIDIA para criação de conteúdo 3D, a Siemens apresentará um novo produto para Teamcenter X, seu software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) baseado em nuvem. Com este serviço, as equipes de engenharia poderão visualizar, interagir e criar gêmeos digitais com IA generativa utilizando linguagem natural. Um gêmeo digital é um modelo 3D virtual de um objeto físico. Dessa forma, os engenheiros moldarão gêmeos digitais fotorrealistas em tempo real, ajustando detalhes como ambientes, iluminação, materiais, entre outros elementos.
A empresa alemã Explicar que a iniciativa irá agilizar os fluxos de trabalho, renderizar tarefas e fornecer insights mais profundos para diversas partes interessadas, desde equipes de engenharia e marketing, até tomadores de decisão e clientes. Este tipo de software industrial mudará a forma como os produtos são projetados, mantidos e fabricados no caminho para o metaverso industrial, destacou Roland Busch, presidente e CEO da Siemens AG. Este novo produto deverá ser lançado no final de 2024.
O objetivo da Siemens é construir o que descreve como metaversos industriais, espaços imersivos onde os mundos real e digital se misturam para valorizar o setor industrial. Busch destacou anteriormente a sinergia entre o metaverso da indústria e a IA para transformar indústrias inteiras e a vida cotidiana.
SIEMENS E MICROSOFT UNEM-SE PARA LEVAR IA A TODOS OS SETORES
Fabricação imersiva
No NVIDIA GTC, as empresas apresentaram o potencial do novo produto da HD Hyundai para a fabricação de barcos. Graças à ferramenta interativa e imersiva, o fabricante poderá melhorar a compreensão de diferentes produtos, reduzir erros, melhorar a experiência do cliente e economizar tempo e custos, disse Taejin Lee, diretor de informação e diretor digital da HD Hyundai.
Anteriormente, na CES 2024, a Siemens também uniu forças com a Sony para apresentar engenharia imersiva no seu metaverso industrial.