Países como Japão, Índia e Arábia Saudita apresentaram diversas iniciativas focadas no metaverso no último mês. As nações escolheram o mundo virtual como forma de oferecer experiências imersivas que destacam a cultura, o turismo e a infraestrutura nos seus territórios.
China reúne suas grandes empresas de tecnologia para criar padrões para o metaverso
Metaverso países
Longe do hype, o metaverso como conceito de mundo paralelo continua sendo um dos desenvolvimentos tecnológicos que prometem redefinir os limites entre os mundos físico e digital. Os esforços de diferentes empresas como Meta e Apple com seus produtos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) revitalizaram um mundo virtual que muitos pensavam estar morto.
A Geração Z prefere vestir melhor seu avatar do que sua pessoa física
O potencial do metaverso é palpável, assim como as suas implicações sociais e económicas. O Banco de Compensações Internacionais (BIS) espera que o metaverso crie novo comércio, integração económica global e pagamentos mais rápidos, programáveis e transfronteiriços. À medida que o metaverso amadurece, diferentes países e governos procuram criar mundos virtuais para explorar a melhor forma de integrá-lo. Descubra como o Japão, a Índia e a Arábia Saudita estão encontrando utilidade no metaverso.
Tóquio incentiva turismo em Roblox
No Japão, Tóquio e o Convention and Visitors Bureau da cidade apresentaram “OLÁ! AMIGOS DE TÓQUIO» -Olá! Amigos de Tóquio-, um espaço virtual interativo criado no popular mundo virtual Roblox. A iniciativa aproveitará o metaverso para promover a capital japonesa como destino turístico internacional, explicaram em comunicado comunicado.
Os participantes podem entre no portal no Roblox e desfrutar de diversas atividades, como fazer um tour pela Tóquio Moderna: Torre de Tóquio, a estação ou visitar o emblemático bairro de Nihonbashi, entre outras. No passeio você poderá interagir com personagens, outros usuários e obter informações sobre cada local. Também poderão desfrutar de atividades, jogos e caças ao tesouro.
Siemens, Sony e Samsung trazem de volta o metaverso na CES
OLÁ! TOKYO FRIENDS também conecta o mundo físico e virtual. Com um aplicativo, os usuários podem percorrer as ruas de Tóquio no mundo real para ganhar “emblemas” que trocarão por itens exclusivos no Roblox. Além disso, graças à realidade aumentada, você poderá tirar fotos com diversos personagens do mundo virtual do Roblox.
Mumbai, uma cidade virtual
Bombay -Mumbai-, capital do estado de Maharashtra na Índia, apresentou uma plataforma virtualizada chamada «No metaverso de Mumbai«. Ele foi projetado para mostrar o progresso da infraestrutura da cidade nos próximos anos ou meses, dependendo explicado Vice-ministro-chefe de Maharashtra, Devendra Fadnavis.
Moradores e públicos internacionais podem observar diversos projetos de infraestrutura na também conhecida Nova York da Índia. A plataforma é composta por um mapa da cidade, com músicas, jogos e áreas suspensas com informações sobre os espaços e projetos. Em alguns deles você pode fazer um tour virtual em 3D. Em breve estará disponível para observação com óculos de realidade aumentada.
Arábia Saudita, cultura no metaverso
Na Arábia Saudita, o Ministério da Cultura apresentou o que descreve como a primeira Plataforma Nacional de Cultura do Metaverso. Este espaço virtual foi criado como uma estrutura imersiva para celebrar o Dia da Fundação da Arábia Saudita. As atividades incluem passeios por atrações culturais, musicais, culinárias, artísticas e históricas.
Bit2Me faz parceria com droppGroup para trazer Web3 para a Arábia Saudita e o resto do mundo
O plataforma virtual foi construído com tecnologia blockchain, Hyperledger Fabric, desenvolvido pela empresa droppGroup. O acesso foi possibilitado sob uma abordagem multiplataforma, disponível aos usuários a partir de computadores, smartphones, óculos de realidade virtual ou qualquer dispositivo digital.
A empresa espanhola Bit2Me juntou-se ao DroppGroup em setembro passado para aproximar a Web3 de empresas e instituições da Arábia Saudita e do resto do mundo. O DroppGroup possui escritórios em Nova York, Toronto, Londres e Riad e é um dos principais fornecedores de tecnologia Web 3 na Arábia Saudita.