Países como Japão, Índia e Arábia Saudita apresentaram diversas iniciativas focadas no metaverso no último mês. As nações escolheram o mundo virtual como forma de oferecer experiências imersivas que destacam a cultura, o turismo e a infraestrutura nos seus territórios.

Publicidade

China reúne suas grandes empresas de tecnologia para criar padrões para o metaverso

Metaverso países

Longe do hype, o metaverso como conceito de mundo paralelo continua sendo um dos desenvolvimentos tecnológicos que prometem redefinir os limites entre os mundos físico e digital. Os esforços de diferentes empresas como Meta e Apple com seus produtos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) revitalizaram um mundo virtual que muitos pensavam estar morto.

A Geração Z prefere vestir melhor seu avatar do que sua pessoa física

O potencial do metaverso é palpável, assim como as suas implicações sociais e económicas. O Banco de Compensações Internacionais (BIS) espera que o metaverso crie novo comércio, integração económica global e pagamentos mais rápidos, programáveis ​​e transfronteiriços. À medida que o metaverso amadurece, diferentes países e governos procuram criar mundos virtuais para explorar a melhor forma de integrá-lo. Descubra como o Japão, a Índia e a Arábia Saudita estão encontrando utilidade no metaverso.

Tóquio incentiva turismo em Roblox

No Japão, Tóquio e o Convention and Visitors Bureau da cidade apresentaram “OLÁ! AMIGOS DE TÓQUIO» -Olá! Amigos de Tóquio-, um espaço virtual interativo criado no popular mundo virtual Roblox. A iniciativa aproveitará o metaverso para promover a capital japonesa como destino turístico internacional, explicaram em comunicado comunicado.

Os participantes podem entre no portal no Roblox e desfrutar de diversas atividades, como fazer um tour pela Tóquio Moderna: Torre de Tóquio, a estação ou visitar o emblemático bairro de Nihonbashi, entre outras. No passeio você poderá interagir com personagens, outros usuários e obter informações sobre cada local. Também poderão desfrutar de atividades, jogos e caças ao tesouro.

Siemens, Sony e Samsung trazem de volta o metaverso na CES

OLÁ! TOKYO FRIENDS também conecta o mundo físico e virtual. Com um aplicativo, os usuários podem percorrer as ruas de Tóquio no mundo real para ganhar “emblemas” que trocarão por itens exclusivos no Roblox. Além disso, graças à realidade aumentada, você poderá tirar fotos com diversos personagens do mundo virtual do Roblox.

Mumbai, uma cidade virtual

Bombay -Mumbai-, capital do estado de Maharashtra na Índia, apresentou uma plataforma virtualizada chamada «No metaverso de Mumbai«. Ele foi projetado para mostrar o progresso da infraestrutura da cidade nos próximos anos ou meses, dependendo explicado Vice-ministro-chefe de Maharashtra, Devendra Fadnavis.

Moradores e públicos internacionais podem observar diversos projetos de infraestrutura na também conhecida Nova York da Índia. A plataforma é composta por um mapa da cidade, com músicas, jogos e áreas suspensas com informações sobre os espaços e projetos. Em alguns deles você pode fazer um tour virtual em 3D. Em breve estará disponível para observação com óculos de realidade aumentada.

Plataforma Mumbai Metaverso

Arábia Saudita, cultura no metaverso

Na Arábia Saudita, o Ministério da Cultura apresentou o que descreve como a primeira Plataforma Nacional de Cultura do Metaverso. Este espaço virtual foi criado como uma estrutura imersiva para celebrar o Dia da Fundação da Arábia Saudita. As atividades incluem passeios por atrações culturais, musicais, culinárias, artísticas e históricas.

Bit2Me faz parceria com droppGroup para trazer Web3 para a Arábia Saudita e o resto do mundo

Países metaversos Arábia Saudita
Parte da plataforma do metaverso saudita. Fonte: Gizchina.

O plataforma virtual foi construído com tecnologia blockchain, Hyperledger Fabric, desenvolvido pela empresa droppGroup. O acesso foi possibilitado sob uma abordagem multiplataforma, disponível aos usuários a partir de computadores, smartphones, óculos de realidade virtual ou qualquer dispositivo digital.

A empresa espanhola Bit2Me juntou-se ao DroppGroup em setembro passado para aproximar a Web3 de empresas e instituições da Arábia Saudita e do resto do mundo. O DroppGroup possui escritórios em Nova York, Toronto, Londres e Riad e é um dos principais fornecedores de tecnologia Web 3 na Arábia Saudita.

Share.