A Sephora, rede de cosméticos pertencente ao conglomerado de luxo LVMH, está lançando uma metaverso para reimaginar o futuro da beleza na era Web3. O universo virtual da Sephora é construído no blockchain Polygon, conforme relatado por seus gestores no NFT Paris, evento realizado recentemente na cidade do Sena. A plataforma, que ainda está em fase beta e só pode ser acessada por convite, utiliza NFTs para recompensar os usuários que interagem com as marcas.
As marcas estão construindo o metaconsumidor do metaverso
Sephora, por outro lado
A empresa informa que ao criar uma conta no Sephora Universe, como é chamado seu metaverso, uma carteira digital é automaticamente configurada para armazenar itens colecionáveis que podem ser resgatados no metaverso da marca. Os usuários poderão obter itens colecionáveis NFT completando certas experiências de marca. Esses NFTs permitem que você desbloqueie o acesso a conteúdo exclusivo e muito mais. A Sephora alerta que os NFTs são pessoais e não podem ser comprados, transferidos ou vendidos. Isto significa que não podem ser vendidos em mercados secundários.
No Blockchain Observatory testamos este novo universo virtual para contar o que descobrimos.
Como em todos os metaversos, assim que você desembarcar na Sephora você é convidado a customizar seu avatar com diversas opções de roupas, perucas e calçados. Desta vez, sendo um metaverso de uma empresa de cosméticos, as opções de maquiagem para olhos, bochechas ou lábios são muitas.
Personalizado o avatar, partimos à descoberta desse universo da beleza digital. Assim que você entra, você passa por uma espécie de túnel e escadas cobertas por um tapete vermelho aparecem diante de você, convidando você a mergulhar no universo de Guerlain, Make Up For Ever ou Givenchy. De cima, um avatar cumprimenta você. Nós também a saudamos. O metaverso da Sephora permite que você diga olá, diga ok, levantando o polegar; bater palmas ou dançar ao ritmo do milly rock e shuffle dance, entre outros estilos.
O METAVERSO SÃO AS NOVAS REDES SOCIAIS
Por enquanto, o espaço virtual da Sephora é bastante gerenciável. As marcas Guerlain, Givenchy e Make Up For Ever possuem espaços próprios. A Guerlain’s é inspiradora no Mediterrâneo. Possui lago, dunas e campo florido com colmeias. Você pode até ouvir o zumbido das abelhas. Por exemplo, para obter um NFT interagindo com a Guerlain você deve superar três desafios baseados em três objetivos relacionados ao mundo das abelhas.
Contamos a você as diferenças entre os diferentes tipos de metaversos
Um deles está relacionado ao programa de empreendedorismo apícola feminino “Mulheres pelas Abelhas”, lançado pela UNESCO e Guerlain em todo o mundo. A madrinha é a atriz Angelina Jolie e o seu objetivo é empoderar as mulheres através de uma atividade profissional sustentável e conscientizar sobre a importância das abelhas como polinizadoras.
O Guerlain ambientado no metaverso Shepora serve de contexto para a venda de uma garrafa gigante de vidro de Abeille Royale, produto criado com mel, geleia real e tecnologia BlackBee Repair da Guerlain. Se tivermos interesse em adquirir este produto que serve para reduzir rugas, podemos perguntar à assistente Júlia. Com um clique, ela nos leva à loja online da Sephora.
No espaço Givenchy, de forte carácter urbano, é possível subir e descer escadas e percorrer longos corredores. Como pode ser visto na imagem, recria uma estação de metrô.
A marca Make Up For Ever possui uma galeria de retratos de modelos maquiadas por profissionais de destaque no mundo da cosmética. É o caso de Anais Isik, que colabora como maquiadora em grandes desfiles de moda e eventos de cinema e televisão. Ou a de Alexandra Chaix, que trabalha para grandes campanhas comerciais, revistas de moda ou maquilhagem para grandes celebridades.
No primeiro andar do metaverso da Sephora está o provador. A partir deste ponto, um elevador leva você até o andar que deseja visitar.
No terceiro andar, além de um grande acervo de produtos, há um jogo com o qual você pode ganhar diversas máscaras faciais. O jogo consiste em pegar frutas enquanto corre por uma pista.