A Vale (VALE3) informou na noite da sexta-feira (20), por meio de fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que o Conselho de Administração da companhia aprovou a data de 1º de outubro para o início do mandato do próximo presidente da companhia, Gustavo Pimenta.
Com isso, o mandato do atual presidente da companhia, Eduardo de Salles Bartolomeo, será encerrado em 30 de setembro.
Conforme o comunicado, “sob a liderança de Eduardo, a Vale conseguiu avançar significativamente em sua transformação cultural, com orientação para a segurança das pessoas e operações, para a gestão de riscos e para a integridade de ativos”.
O presidente ainda “adotou um programa pioneiro de descaracterização de barragens, implementando os melhores padrões globais para a gestão das estruturas de contenção de rejeitos. Eduardo construiu bases sólidas para uma trajetória promissora da companhia, promovendo a excelência operacional e posicionando a Vale de forma estratégica na jornada da descarbonização global”, prossegue o documento.
A Vale que, em atenção à antecipação do processo de sucessão de seu presidente, com a fixação da posse de Gustavo Pimenta, seu Conselho de Administração aprovou a nomeação, em caráter interino, de Murilo Muller, atual diretor global de Controladoria da companhia, para a posição de vice-presidente Executivo responsável pelas áreas de Finanças e Relações com Investidores, com início em 1º de outubro e término até 31 de dezembro de 2024.
Vale também anuncia novos conselheiros
A Vale também informa que o Conselho de Administração aprovou a indicação de Heloisa Belotti Bedicks e de Reinaldo Castanheira Filho para os cargos vagos de membros independentes do Conselho de Administração.
Segundo o comunicado, “a seleção foi executada com o assessoramento da consultoria Korn Ferry e em conformidade com o estatuto social e as disposições da Política de Administradores da companhia, bem como legislação aplicável”.
Heloisa Belotti Bedicks é brasileira, tem formação em Economia e Contabilidade com sólida experiência em governança corporativa. Ela integra o Conselho Fiscal da TIM, o Conselho de Administração do Grupo Mapfre e o Comitê de Auditoria da Brasilseg e da Gasmig.
Ela atua ainda voluntariamente como membro dos Conselhos Fiscais da Fundação Boticário, do Pacto Global da ONU e do Conselho Deliberativo da ONG Portas Abertas no Brasil. Foi membro do Conselho Fiscal da Vale e diretora geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), este último por 18 anos.
A executiva foi também membro do Conselho de Administração do BNDES até janeiro de 2023, bem como do Conselho Fiscal da Braskem e do Conselho Consultivo da Global Reporting Iniciative (GRI).
É mestre em Administração Financeira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Economia pela Unicamp e em Ciências Contábeis pela PUC Campinas, e possui especialização em governança corporativa pela Yale University e Stanford University e em conselhos de administração pela Chicago University.
Reinaldo Castanheira Filho, brasileiro, é um economista com carreira profissional na indústria mineira. Ocupou diversas posições executivas no grupo Vale, incluindo CEO do negócio Alumínio, CFO do Manganês e diretor de Análises de Investimentos. Foi ainda CFO na Ferrous e trabalhou, previamente, na PWC e na Coca-Cola. Foi ainda membro do Conselho de diversas companhias no Brasil.
Reinaldo tem bacharelado em Economia pela PUC-MG e formação executiva em diversas escolas globais de negócios.
Com informações do Valor Econômico