As ações de companhias de siderurgia e de mineração brasileiras disparam na sessão de hoje. Por volta das 11h20, os papéis da CSN (CSNA3) avançavam 8,21% e da CSN Mineração (CMIN3), 4,42%. Já as ações de Vale (VALE3) subiam 4,78%. Além disso, Bradespar (BRAP4) e Usiminas (USIM5) registravam alta de 4,27%, e 2,14%, respectivamente.
O dia é positivo para as ações em função das medidas anunciadas pelo Banco do Povo da China (PBoC) para estimular a economia do país, que ajudaram a elevar os preços do minério de ferro, que subiram na Bolsa de Dalian e encerraram a terça-feira em alta de 4,64% a 699,5 yuan (US$ 99,19), a tonelada.
Corte de compulsório e de taxas de juros impulsionam VALE3 e CSNA3
A China informou que cortará o compulsório bancário em 0,5 ponto percentual, de acordo com o presidente do PBoC, Pan Gongsheng. Isso impulsionou logo na abertura das ações da Vale (VALE3), da CSN (CSNA3) e de outras empresas do setor de mineração e siderurgia.
Além disso, a taxa de recompra reversa de sete dias, que é a principal taxa de política monetária da China, também será reduzida para 1,5%, ante 1,7%, em uma medida que. Assim, a China reduz os custos de empréstimo da linha de crédito de médio prazo do banco central em 0,3 ponto.
Nesse sentido, também haverá corte das taxas de juros sobre os empréstimos hipotecários existentes. Além disso, a entrada mínima para a compra de um segundo imóvel será reduzida de 25% para 15%.
Com informações do Valor Econômico