A Inteligência Financeira participará na quarta-feira (17) de uma live para discutir os impactos da Super Quarta na economia e nos investimentos. A live começa assim que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciar sua decisão para a taxa Selic. Espera-se o anúncio a partir das 18h30.
A transmissão terá mediação do jornalista Renato Jakitas, repórter especial da Inteligência Financeira e apresentador do podcast PodInvestir.
Vai contar também com a participação de Lucas Queiroz, estrategista de renda fixa do Itaú BBA. Além de José Maria Silva, coordenador de alocação e inteligência da Avenue.
Copom e Fed
A Super Quarta acontece quando coincidem as decisões de juros do Fed (banco central americano) e do Copom.
Após mais de um ano e 12 reuniões consecutivas, o Fed deve baixar a taxa de juros, a Fed Funds.
A decisão do Fed sai às 15 horas. Assim, a expectativa é de um corte entre 0,25 ponto porcentual (p.p.) e 0,50 p.p.. A Fed Funds opera dentro de uma banda. Desde julho do ano passado, está parada entre 5,25% e 5,50%.
No Brasil, a expectativa é de uma decisão oposta. O mercado espera que o Copom anuncie uma alta na taxa Selic, que está atualmente em 10,50% ao ano.
O que fará o BC
Reportagem da Inteligência Financeira aponta que, segundo o mercado, amanhã o Copom vai iniciar um movimento que terminará lá na frente, com um ciclo de alta de 1,50 p.p. na taxa Selic.
Segundo os agentes, o aperto monetário vai começar nesta quarta-feira e seguirá nessa toada, ao menos, por quatro reuniões, até janeiro de 2025. Assim, segundo os agentes, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC promoverá a primeira alta nos juros nesta quarta de 0,25 (p.p.). Assim, a Selic passará de 10,50% ao ano para a meta de 10,75% ao ano.