Publicidade

O secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento, Paulo Bijos, deixou o cargo para retornar à consultoria de orçamento da Câmara dos Deputados.

A saída ocorre em um momento em que o governo está preparando a proposta de orçamento de 2025.

Segundo nota do ministério, o secretário concluiu seu período no cargo no último dia 26 de junho para priorizar projetos pessoais.

“A exoneração, a pedido, será publicada retroativamente nesta segunda-feira, 8 de julho, no Diário Oficial da União. Bijos é consultor de orçamento e retornou à Câmara dos Deputados, seu órgão de origem”, informou o ministério.

Aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disseram que Bijos já havia manifestado o desejo de retornar à consultoria de orçamento para ajudar na fase final de elaboração do orçamento de 2025, assim como tratar de temas relacionados à liberação de emendas como a “Pix”.

Além disso, destacaram que o ofício assinado por Lira encaminhado à ministra do Planejamento, Simone Tebet, para comunicar a volta de Bijos à Câmara é uma formalidade que deve ser feita quando o servidor é cedido e também quando retorna ao cargo.

Bijus será substituído pelo atual secretário-adjunto da SOF, Clayton Luiz Montes, que atuará como SOF substituto durante a vacância do cargo. Analista de Planejamento e Orçamento desde 1998, Montes ocupa o posto de adjunto da SOF desde novembro de 2023.

Com informações do Valor Econômico

Share.