O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, informou ao Valor que a agência já recebeu a notificação sobre a suspensão do X em todo o Brasil e está procedendo com o cumprimento da decisão.
A decisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e representa um desfecho de meses de embates com o bilionário Elon Musk, dono da plataforma.
Moraes acusa a empresa de descumprir decisões judiciais. Na quinta-feira, a companhia se recusou a indicar um representante legal para atuar no país.
Agora, a Anatel vai encaminhar a determinação para as operadoras (como Claro, Tim e Vivo, por exemplo) executarem o bloqueio. A expectativa é que a rede saia do ar ainda nesta sexta-feira.
Operadoras serão comunicadas individualmente
O cumprimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para a suspensão dos serviços da rede social X (antigo Twitter) no Brasil vai demandar uma comunicação individualizada da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a todas as operadoras de internet com atuação no país.
De acordo com a Anatel, todas as empresas serão comunicadas, uma a uma, da decisão do ministro Alexandre de Moraes e terão um prazo para tirar do ar os links que mantêm a rede social do bilionário Elon Musk. Por essa razão, o X não deve ficar indisponível imediatamente em todo o país.
Após a comunicação, também caberá à Anatel fiscalizar o cumprimento da ordem judicial.
Moraes determinou a suspensão total da rede social X no Brasil. A decisão ocorre após a plataforma descumprir a ordem dada na última quarta-feira (28) para indicar um representante legal no país no prazo de 24 horas.
Com informações do Valor Econômico