A Petrobras anunciou, nesta quarta-feira (30), que iniciou produção no navio-plataforma (FPSO) Marechal Duque de Caxias, localizado no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos.
A unidade tem capacidade de produzir até 180 mil barris de óleo por dia e de comprimir até 12 milhões de metros cúbicos de gás diariamente. Com isso, a capacidade instalada do campo aumenta de 410 mil para 590 mil barris por dia.
Ao todo, serão 15 poços interligados à plataforma, sendo oito produtores de petróleo e sete injetores de água e gás, por meio de uma estrutura submarina. Já operam no local as plataformas Pioneiro de Libra, Guanabara e Sepetiba.
O campo de Mero é operado pela Petrobras, que tem participação de 38,6% no ativo. Shell (19,3%), TotalEnergies (19,3%), Cnooc (9,65%), CNPC (9,65%) e PPSA (3,5%) são parceiras da empresa no ativo.
Essa é a segunda plataforma da Petrobras a entrar em operação neste mês. No último dia 15, a companhia iniciou trabalhos no FPSO Maria Quitéria, localizado na Bacia de Campos. O FPSO Almirante Tamandaré deve entrar em operação ainda neste ano.
*Com informações do Valor Econômico