Países da União Europeia (UE) deverão apoiar a imposição de novas tarifas contra veículos elétricos da China em uma reunião em novembro, disse hoje Valdis Dombrovskis, o comissário europeu para comércio, segundo o “Financial Times” (FT).
Os países-membro da UE deverão votar a favor da imposição de uma tarifa de 37,6% em carros elétricos vindos da China proposta no início deste ano. A medida deverá ser levada para votação em outubro e aplicada a partir de novembro.
Dombrovskis disse que a aprovação deverá acontecer devido à vontade dos países da UE em proteger a indústria automobilística local, alegando que subsídios chineses à indústria de carros elétricos está provocando um crescimento excessivo do setor e ameaçando a indústria europeia.
A China reagiu negativamente ao anúncio da proposta e desde então está em conversas diretas com a UE para tentar reduzir as novas tarifas. No entanto, pessoas ligadas as negociações de ambos os lados dizem que as rodadas de negociações têm sido técnicas, discutindo metodologia em vez de maneiras de resolver a disputa, segundo o “FT”.
Empresas chinesas começaram a operar fábricas na Europa para tentar evitar as novas taxações, porém Dombrovskis disse que essas medidas só funcionarão se as montadoras chinesas cumprirem com os requisitos de origem que determinam uma porcentagem mínima de peças usadas na fabricação vindas da UE.
Com informações do Valor Econômico