O morning call olha para o começo da semana indicando as principais notícias e informações do fim da semana passada que você precisa saber – ou relembrar – antes da abertura da bolsa de valores nesta segunda-feira (15).
Mas antes de seguirmos vale a pena indicar neste morning call como foi o fechamento da bolsa na sexta-feira.
O Ibovespa manteve tendência positiva no último pregão da semana e avançou pela décima sessão consecutiva, na medida em que investidores seguiram à procura de ofertas na bolsa enquanto ponderam a melhora dos cenários interno e externo nos últimos dias.
Prévias operacionais de algumas companhias listadas, o volume de serviço do país e a leitura de junho do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos também se mantiveram no radar.
No fim do dia, o índice subiu 0,47%, aos 128.897 pontos, acumulando ganhos de 2,08% na semana. Nas mínimas intradiárias, tocou os 128.002 pontos, e, nas máximas, os 129.015 pontos. O volume financeiro negociado na sessão (até as 17h15) foi de R$ 12,56 bilhões no Ibovespa e R$ 17,42 bilhões na B3.
Morning call: no que prestar atenção
Boa notícia para Embraer, XP e Nubank
Então, de acordo com relatório do Bank of America, Embraer (EMBR3), XP (XPBR34) e Nubank (ROXO34) podem entrar em um importante índice de referência, o MSCI.
Esse índice é acompanhado por investidores globais e, portanto, essa informação é importante não só para as empresas citadas como para quem investe no Brasil. Clique aqui para saber mais.
Juros nos Estados Unidos
Então, o começo do corte de juros nos Estados Unidos parece próximo.
Pelo menos é essa a visão do Itaú Unibanco expressa em relatório sobre a revisão do cenário econômico. O material foi divulgado na última sexta-feira (12) e é assinado pelo economista-chefe do Itaú Mario Mesquita. Quer saber detalhes? Clique aqui.
Para finalizar: uma dica
Assim, a Inteligência Financeira publicou no fim da semana, também, uma sugestão.
São quatro títulos do Tesouro Direto considerados interessantes. O levantamento foi feito pelo Itaú BBA e você confere mais informações aqui.
Morning call: como fecharam as bolsas nos Estados Unidos?
As bolsas de Nova York fecharam o pregão dessa sexta-feira em alta, com destaque para o Índice Dow Jones que fechou pela primeira vez acima dos 40 mil pontos, batendo seu recorde histórico.
As ações foram impulsionadas pela expectativa de que o Federal Reserve (Fed) comece a cortar os juros em setembro e realize mais cortes do que o previamente esperado depois que dados mostraram uma desaceleração da inflação.
Apesar do índice de preços ao produtor (PPI) de junho ter vindo em 0,2%, acima dos 0,1% esperados, os componentes que provocaram a alta maior não fazem parte do índice de preços de gastos com consumo (PCE), a métrica de inflação preferida do Fed.
Michael Gapen, economista para os EUA do Bank of America afirma que, na verdade, os itens que fazem parte do PCE vieram mais fracos que o esperado, indicando que a desinflação voltou aos trilhos.
“Com o relatório do PPI de hoje em mãos, prevemos que o núcleo do PCE avançará 0,17% em junho, uma queda de 4 pontos-base em relação à nossa estimativa preliminar após o relatório do CPI. Numa base anualizada, isto estaria em linha com a meta inflacionária de 2% do Fed”, avalia.
Com a expectativa de cortes aumentando para três, segundo o CME Group, ações de empresas de consumo discricionário, concessionárias e matérias-primas – que mais se beneficiam de juros altos – impulsionaram a alta do Dow Jones. Intel subiu 3% e a IBM avançou 2,5%.
Empresas em foco
Destaque também para a empresa de energia solar Enphase Energy, que saltou 6,8% e sustentou o S&P 500, fazendo o índice registrar alta de mais de 1% durante o pregão depois da realização de lucros registrada ontem. Nasdaq também se recuperou das perdas de ontem, amparadas por algumas big techs. Nvidia subiu 1,47% e Apple ganhou 1,31%
Já o setor bancário – que iniciou a safra de balanços do segundo trimestre hoje – decepcionou. Wells Fargo caiu 6%, JPMorgan recuou 1,21% e Citigroup perdeu 1,80%.
No fechamento, o índice Dow Jones fechou com alta de 0,62% a 40.000,90 pontos, S&P 500 avançou 0,55% a 5.615,35 pontos e Nasdaq ganhou 0,63% a 18.398,44 pontos. Na semana, o Dow Jones ganhou 1,59%, S&P 500 subiu 0,87% e Nasdaq avançou 0,25%.
Com informações do Valor Econômico