Publicidade

Após uma semana recheada de fatos importantes, um dia de provável calmaria nos mercados. Assim, se nada inesperado ocorrer, a sexta-feira (11) guarda apenas a divulgação do núcleo do PPI de setembro nos Estados Unidos. É essa a conclusão do morning call de hoje.

Então, não que o mercado não mereça um descanso nesta sexta-feira, afinal, a semana contou com a aprovação do nome de Gabriel Galípolo para a presidência o Banco Central.

E isso não é pouca coisa. Além disso, foi divulgada a inflação oficial do Brasil no mês de setembro. O que agrega novas informações sobre a situação do país.

Então, sem mais demoras, vamos verificar como as bolsas de valores fecharam na quinta-feira.

Bolsa de valores de SP no morning call

Dessa maneira, o Ibovespa avançou 0,30%, aos 130.358 pontos, apoiado pela alta da Petrobras, que se beneficia da recuperação do petróleo no mercado internacional.

Os dados de inflação e do mercado de trabalho nos Estados Unidos mostraram sinais divergentes, mas que reforçam as apostas de um corte mais contido pelo Federal Reserve (Fed) na próxima reunião.

No cenário doméstico, os investidores permanecem atentos aos riscos fiscais e a dados que reforçam a tese de que o Banco Central precisará elevar ainda mais os juros à frente.

Assim, na mínima intradiária, o índice chegou a 129.835 pontos, enquanto na máxima tocou os 130.418 pontos. O volume financeiro negociado na sessão (até 17h15) foi de R$ 12 bilhões no Ibovespa e de R$ 17 bilhões na B3.

Então, as ações preferenciais e ordinárias da Petrobras avançaram 1,16% e 1,67%, respectivamente, diante da recuperação do petróleo no mercado internacional, enquanto agentes avaliam impactos do furacão Milton e mantêm tensões no Oriente Médio no radar.

Dessa forma, a Vale ON teve leve alta de 0,48% após acumular perdas de mais de 2% na semana, devido às frustrações com a China.

E o fechamento nos Estados Unidos

Assim, as principais bolsas de Nova York encerraram o dia em queda, após os relatórios do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos e de pedidos semanais de seguro-desemprego virem acima do esperado, trazendo dúvidas sobre qual será a trajetória dos juros do Federal Reserve (Fed) até o fim do ano.

O índice Dow Jones teve queda de 0,14%, a 42.454,12 pontos; o S&P 500 caiu 0,21%, a 5.780,05 pontos; e o Nasdaq recuou 0,05%, a 18.282,05 pontos.

Entre as ações, a fabricante de chips AMD foi destaque negativo, fechando com queda de 4,0%, mesmo após ter anunciado um modelo novo de chip para competir com a Nvidia.

Com informações do Valor Econômico

Share.