O morning call chega nesta quinta-feira (5) indicando que o dia será mais tranquilo do ponto de vista da agenda econômica. Afinal, o único evento relevante será a divulgação do Ivar, que é o índice de variação dos aluguéis residenciais de agosto. O dado é compilado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Dessa forma, o mercado deve se concentrar prioritariamente nos fatos que ocorreram mais cedo na semana. Entre eles, a divulgação do PIB, maior do que o esperado pelo mercado em geral. O crescimento do segundo trimestre foi de 1,4% enquanto que a expectativa era de aumento na casa de 1%.
Então, o momento é de olhar possibilidades de investimento. Por isso, vale a pena checar a matéria em que a Inteligência Financeira mostra – a partir de levantamento – quais são as oito ações que pagam dividendos acima da Selic. Importante lembrar, no entanto, que essa não deve ser a única observação do investidor antes de comprar um papel na bolsa de valores.
É interessante o investidor também tomar contato com a tese de investimento de bancos que recomendam a ação da Eletrobras (ELET3). E, finalmente, vale a leitura de texto que mostra como o Orçamento do próximo ano do governo federal pode impactar os próximos pagamentos de dividendos pela Petrobras (PETR3;PETR4).
Como fechou a bolsa de valores de SP
O Ibovespa encerrou a sessão em alta, acima dos 136 mil pontos, apoiado por ações da Vale e de bancos, em meio à queda dos juros futuros.
A bolsa acelerou a alta após vagas em aberto do mercado de trabalho dos Estados Unidos terem vindo abaixo das estimativas, o que abre espaço para um corte de juros maior do Federal Reserve (Fed).
As declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçando o compromisso fiscal do governo, também contribuíram para o bom humor dos investidores.
No fim do dia, o Ibovespa subiu 1,31%, aos 136.111 pontos.
Na mínima intradiária, tocou os 134.359 pontos e, na máxima, os 136.838 pontos.
O volume financeiro negociado na sessão (até as 1715h) foi de R$ 16,99 bilhões no Ibovespa e R$ 21,7 bilhões na B3.
Como fecharam as bolsas nos Estados Unidos?
As bolsas de Nova York fecharam o pregão de hoje sem direção única e com movimentos modestos.
O mercado reagiu neste pregão ao relatório Jolts de julho, que mostrou diminuição nas vagas de trabalho em aberto nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo em que o dado corrobora a perspectiva de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed), ele mantém os investidores alertas para o risco de recessão da economia americana.
O índice Dow Jones encerrou a sessão em leve alta de 0,09%, a 40.974,97 pontos; o S&P 500 recuou 0,16%, a 5.520,07 pontos; e o Nasdaq caiu 0,30%, a 17.084,30 pontos.
O destaque negativo do dia ficou com o setor de energia, cujas ações acumularam queda conjunta de 1,42% no S&P 500, seguindo o forte recuo do petróleo no mercado futuro.
Já entre papéis específicos, a Dollar Tree despencou 22,16% após o seu balanço trimestral decepcionar as expectativas já conservadoras do mercado. Segundo a rede varejista
Com informações do Valor Econômico