A Fitch Ratings elevou as notas de crédito em moeda estrangeira e local da Votorantim e Votorantim Cimentos de “BBB-” para “BBB” e manteve as notas nacionais em “AAA(bra)”. A perspectiva também foi reiterada em estável.
Os analistas Débora Jalles, Rodolfo Schmauk e Martha Rocha escrevem que a elevação reflete o fortalecimento do perfil de negócios da Votorantim, decorrente da diversificação de portfólio e aumento de exposição a mercados desenvolvidos.
“O rating também reflete perspectivas de crescimento mais fortes, nos negócios de energia, consumo, mercado imobiliário e infraestrutura”, comenta a agência de classificação de riscos.
A diversificação melhora a carteira tradicional de commodities da empresa, que conta com subsidiárias de cimento e mineração globalmente competitivas, afirmam. A expectativa é que a Votorantim continuará com gestão conservadora de liquidez.
No caso específico da Votorantim Cimentos, a Fitch afirma que a nova nota também reflete a melhoria nos mercados de cimento da América do Norte e Espanha, além do forte perfil de crédito da empresa.
Por fim, a agência também reiterou as notas de crédito em moeda estrangeira e local da Nexa Resources, controlada da Votorantim, em “BBB-”, e a nota nacional em “AAA(bra)”, com perspectiva estável.
As notas da mineradora são restringidas pelo porte moderado da empresa, concentração de ativos no volátil mercado de commodities e pela vida útil relativamente baixa de suas minas.
*Com informações do Valor Econômico