O conglomerado Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffet, divulgou que comprou uma participação de aproximadamente US$ 260 milhões na Ulta Beauty, que opera centenas de lojas de cosméticos. Após este movimento, as ações da Ulta dispararam na Nasdaq, em Nova York, nesta quinta-feira (15).
As ações da Ulta haviam caído este ano depois que a empresa alertou sobre o crescimento desacelerado. A rede tem lutado com a Sephora, de propriedade da LVMH, que está atrás dos mesmos consumidores. As duas redes estão competindo com estratégias de “loja dentro da loja”. A Sephora tem aberto postos avançados dentro de muitas lojas Kohl’s, numa estratégia semelhante à da Ulta com a Target.
Os gastos com beleza dispararam durante a pandemia, quando as pessoas compraram mais produtos por conta do maior tempo em casa. Esses hábitos de consumo duraram mais do que em outros setores. Mas, no início deste ano, a Ulta surpreendeu os investidores quando seu diretor-presidente alertou que esperava que os ganhos ficassem mais moderados após três anos fortes.
“As coisas que estão acontecendo na vida de nossos consumidores levaram a um crescimento um pouco mais lento do que havíamos antecipado na categoria”, disse Dave Kimbell, em uma conferência de investidores em abril. Em toda a indústria, os gastos estão enfraquecendo para todos os tipos de produtos de beleza, independentemente do preço, disse ele.
O segmento de beleza continua sendo um ponto positivo, pois os consumidores gastam em pequenos luxos, disse Jessica Ramirez, analista da Jane Hali & Associates, na quinta-feira. “Acreditamos que a Ulta se beneficia de sua variada gama de produtos de beleza que abrange todos os pontos de preço”, disse ela.
As ações do gigante da beleza Estée Lauder, que produz os tipos de produtos que a Ulta vende, caíram nos últimos anos, embora isso tenha sido atribuído às vendas enfraquecidas na China em meio a uma desaceleração econômica por lá.
A Ulta deve divulgar os resultados trimestrais ainda este mês. Após o crescimento das vendas comparáveis no primeiro trimestre fiscal desacelerar para 1,6%, a Ulta reduziu suas metas para o ano inteiro. A empresa projetou um crescimento anual de 2% a 3%, abaixo da meta anterior de 4% a 5%. A empresa registrou expansão nessa base de 5,7% e 15,6% nos dois anos anteriores.
Além da Ulta Beauty, a Berkshire Hathaway assumiu uma posição na Heico, companhia aeroespacial americana, enquanto aumentou sua participação na Sirius XM, do setor de radiodifusão, revelou um documento divulgado na noite de quarta-feira (14). O conglomerado vendeu ações da Apple e Chevron, além de outros papéis.
As ações da Ulta Beauty subiram 12% na quinta-feira. Já as ações da Sirius XM saltaram 8,3% e as da Heico subiram quase 3%.
Com informações do Valor Econômico