Os recibos de ações (ADRs) da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) caíram 6,79%, para US$ 175,27, na Bolsa de Nova York e fecharam em queda de 2,4% em Taipei, após Donald Trump afirmar que Taiwan deveria pagar aos Estados Unidos para defender o país asiático.
As ações da gigante dos semicondutores caíram depois que Trump, que se tornou oficialmente o candidato presidencial do Partido Republicano na segunda-feira, comentou sobre o relacionamento de Taiwan com os Estados Unidos em uma entrevista publicada na noite de terça-feira.
“Eles levaram cerca de 100% do nosso negócio de chips”, disse Trump à “Bloomberg Businessweek”. “Taiwan deveria nos pagar pela defesa.” “Você sabe, não somos diferentes de uma companhia de seguros. Taiwan não nos dá nada”, acrescentou.
Outras ações de chips também caíram devido ao temor de que uma vitória de Trump pudesse ameaçar as cadeias de abastecimento. As ações Nvidia caíram 4,88% na Nasdaq e as da AMD 7,45%, enquanto Broadcom caiu 4,94% e Qualcomm caiu 5,7%.
A TSMC, que divulga lucros trimestrais antes da abertura do mercado na quinta-feira, é de longe a maior empresa de Taiwan em valor de mercado. O Partido Comunista da China, no poder, prometeu “reunificar-se” com Taiwan e recusou-se a descartar o uso da força militar para retomar o controle do país.
Os Estados Unidos não têm uma aliança formal com o país do Leste Asiático, mas concordaram em enviar-lhe centenas de milhões de dólares em armas no ano passado. A TSMC não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.
Com informações do Valor Econômico