As principais bolsas da Europa encerraram a quarta-feira (2) sem direção única, enquanto os investidores monitoravam os desdobramentos das tensões no Oriente Médio e seus impactos no mercado.
O índice Stoxx 600 subiu 0,05%, a 521,14 pontos, o CAC 40, de Paris, anotou alta de 0,05%, para 7.577,59 pontos, e o FTSE 100, de Londres, avançou 0,17%, a 8.290,86 pontos. Na contramão de seus pares, o DAX, de Frankfurt, recuou 0,25%, a 19.164,75 pontos.
A tensão ganhou força após o Irã lançar vários mísseis contra Israel na véspera. Os temores giram em torno da possível retaliação do governo israelense. Ao mesmo tempo, a região também é afetada pela invasão das tropas de Israel ao Líbano.
Entre as ações europeias, as companhias aéreas europeias perderam terreno com as notícias sobre a escalada do conflito. A Lufthansa caiu mais de 4%, após anunciar a suspensão de voos para Israel e para o Líbano. Ao mesmo tempo, a ações do setor de energia tiveram ganhos com o avanço do petróleo.
No front macroeconômico, dados divulgados pela manhã mostraram que a taxa de desemprego da zona do euro ficou em 6,4% em agosto, estável em relação a julho e ainda em uma baixa histórica.
*Com informações do Valor Econômico