Publicidade

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) pretende ingressar com uma ação judicial coletiva contra a Enel em função dos prejuízos causados ao setor durante o apagão em São Paulo.

Após as fortes chuvas que atingiram a capital na última sexta-feira (11), diversos bares e restaurantes ficaram sem energia e permaneceram fechados no sábado (12) e no domingo (13), tendo seu faturamento prejudicado. Além disso, a situação resultou em perdas de mercadorias e danos a equipamentos eletrônicos.

A ANR destaca ainda que muitos clientes não tiveram suas reclamações atendidas e que, em algumas áreas, a energia ainda não foi restabelecida.

Segundo a associação, a Enel cometeu os mesmos erros de novembro de 2023, quando uma situação semelhante ocorreu, “demonstrando falta de preparo para lidar com eventos recorrentes”.

Ações individuais

Diante disso, além da ação coletiva, a ANR orienta os empresários afetados a entrarem com ações individuais contra a concessionária como forma de buscar ressarcimento pelas mercadorias perdidas e lucros cessantes, calculados com base no faturamento de fins de semana ou datas especiais, como o Dia das Crianças.

*Com informações do Valor Econômico

Share.