O Assaí Atacadista (ASAI3) decidiu adiar a abertura de novas lojas em 2025. A companhia agora prevê a abertura de cerca de 10 lojas no próximo ano, ante a previsão anterior de 20 lojas.
Para 2026, o Assaí espera retomar o patamar de expansão anterior ao projeto de conversões de hipermercados, com previsão de cerca de 20 novas lojas.
Quanto ao nível de investimentos, a companhia projeta entre R$ 1 bilhão e R$ 1,2 bilhão na visão caixa para 2025.
Menor endividamento
Com isso, a companhia espera que a alavancagem, medida pela relação da dívida líquida sobre o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês), atinja 2,6 vezes ao final de 2025. Isto é, dado o crescimento do Ebitda, assim como a redução da dívida líquida, resultado da revisão da expansão e do plano de investimentos.
A previsão para a alavancagem ao final de 2024 está em cerca de 3,2 vezes.
De acordo com a empresa, essas revisões e novas projeções foram realizadas após a aprovação do planejamento estratégico de 2025 pelo conselho de administração.
Portanto, considera, principalmente, as recentes altas da taxa Selic e as mudanças nas expectativas da curva de juros para os próximos anos.
Estes fatores influenciam diretamente o custo de carregamento da dívida líquida da companhia.
Em fato relevante, o Assaí ressaltou que, desde o início de 2021, mais de 120 lojas foram inauguradas. Isso inclui 64 conversões de hipermercados. Além disso, fortes investimentos para incluir novos serviços nas lojas, como as operações de açougue, fatiamento de frios e padaria.
“Esse intenso período de abertura de lojas antecipou em alguns anos a expansão do Assaí. E a aquisição dos pontos comerciais de hipermercados possibilitou a entrada em regiões estratégicas que dificilmente seriam acessadas por expansão orgânica.”
Com informações do Valor Econômico.