A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda de ativos da Starbucks para a maior franqueada do Burger King e que também representa a Popeyes no Brasil.

Publicidade

Se a operação não for questionada por concorrentes ou pelos conselheiros nos próximos 15 dias, será considerada aprovada em definitivo.

A compradora é a Zamp, controlada indiretamente pelo Mubadala Capital. Hoje os ativos da Starbucks no Brasil são detidos pelo Grupo SouthRock, cujas subsidiárias SB Brasil e São Paulo Airport Restaurantes estão em recuperação judicial.

Os ativos da Starbucks no Brasil incluem contratos de locação; contratos de empregados; estoques; sistemas de TI e softwares; máquinas de café, liquidificadores, computadores, móveis, refrigeradores, fornos, entre outros bens associados à condução das operações dos estabelecimentos Starbucks.

A área técnica do Cade analisou, em parecer, a sobreposição horizontal no mercado de foodservice. Para a Superintendência, a operação não suscita preocupações concorrenciais, tendo em vista que a participação combinada dos estabelecimentos Starbucks e Burguer King/Popeyes, em qualquer cenário, é inferior ao patamar de 20%, ultrapassando 10% apenas em Confins (MG).

É a partir de 20% que o Cade presume existir posição dominante e a possibilidade de exercício de poder de mercado. Por isso, para a Superintendência, a operação não acarreta prejuízos concorrenciais.

Com informações do Valor Econômico

Share.