A Inteligência Financeira publica nesta quinta-feira (18) o quarto episódio do podcast especial ‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’.
Publicidade
Assim, nesta edição contamos detalhes sobre a moeda que vigorou no país durante alguns meses antes do real entrar efetivamente em circulação em julho de 1994.
A moeda antes da moeda era a Unidade Real de Valor, a URV.
A URV era um mecanismo complexo, gestado dez anos antes por Persio Arida e André Lara Resende.
Dessa maneira, a unidade foi adotada sem titubeios pela polução.
Mas sua implementação contou com um esforço gigantesco de comunicação. Esforço esse que envolveu até a ida do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, ao programa de auditório de Silvio Santos.
‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’ é uma produção original da Inteligência Financeira em parceria com o Estúdio Novelo e patrocínio do Itaú BBA.
O entrevistado desta semana é André Lara Resende, o ‘Lara’ da Proposta Larida.
Lara Resende e a URV
A entrevista mostra a gestação acadêmica da Proposta Larida, a ida de um dos seus autores para a equipe econômica que criou o Plano Cruzado na década de 1980.
E o início da concepção do Plano Real.
Então, André Lara Resende comenta sobre a importância de Fernando Henrique Cardoso na consolidação da democracia no Brasil. E olha para o futuro do país.
“A moeda indexada, a URV, foi o ‘Ovo de Colombo’ para derrotar a inflação inercial. A inflação não é um déficit, não é provocada pelo déficit fiscal, é provocada por uma desordem fiscal muito grande. É muito mais importante”, conta André Lara durante a conversa.
O papo contou com a participação de Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú Unibanco.
O ‘Ovo de Colombo’
Dessa forma, cumpre escrever aqui que ‘Ovo de Colombo’ é uma expressão que significa mais ou menos o seguinte: ela refere-se a uma solução muito difícil de se chegar, mas uma vez atingida, mostra-se óbvia.
Ah então, o episódio conta também sobre como o real passou a ser chamado de real. E ele está imperdível.