As ações da Usiminas (USIM5) saltaram 5% no Ibovespa nesta quarta-feira (13) e lideraram o ranking de ações em alta no pregão de hoje. A siderúrgica divulgou nesta tarde que a gestora de fundos globais BlackRock, uma das maiores do segmento no mundo, aumentou sua participação acionária no capital da companhia.
As ações preferenciais da Cemig (CMIG4) também ganharam fôlego durante as negociações, com o mercado incluindo uma possível privatização na conta.
Por outro lado, as ações mais cíclicas relacionadas ao varejo ou construção recuaram nesta segunda. O principal motivo foi a abertura da curva de juros no pregão, motivada por preocupações fiscais, o que prejudica redes de supermercado listadas no Ibovespa como Carrefour Brasil (CRFB3) ou Assaí (ASAI3). A pior ação do dia, contudo, foi a da agência de turismo CVC Brasil (CVCB3).
Confira, em seguida, os principais destaques de ações em alta e em baixa na gangorra do Ibovespa. O principal índice do mercado acionário brasileiro registrou avanço de 0,26%.
Ações em alta: USIM5, CMIG4 e mais
O aumento da fatia de capital da Usiminas pela BlackRock provocou um fluxo comprador para o papel da siderúrgica.
Por meio de uma carta, a BlackRock afirmou que atingiu uma participação de mais de 8% por meio da compra de 27,7 milhões de ações preferenciais de classe A, ou cerca de 5%, 15,7 milhões de derivativos de USIM5, ou cerca de 2,8%, e mais 1,9 milhão de ações ordinárias da Usiminas, ou algo em torno de 0,2%.
De acordo com a gestora, o aumento de participação em Usiminas “é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia”.
Já para a Cemig (CMIG4), o que provocou a alta das ações da distribuidora de Energia mineira foi a perspectiva do mercado de privatização.
“CMIG4 segue em tendência de alta observada recentemente, subindo na sessão conforme o mercado ganha confiança de sua futura privatização”, diz Felipe Castro, sócio da Matriz Capital.
Atualmente, há a chance de federalização da distribuidora, o que iria contra a tese de privatização levantada pelo especialista. O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autorizou a negociação de ações de empresas sob tutela estadual para renegociar dívidas com a União.
Top 10 altas do Ibovespa
- Usiminas PNA (USIM5): +4,79%
- Yduqs ON (YDUQ3): +3,34%
- Ultrapar ON (UGPA3): +3,19%
- Cemig PN (CMIG4): +2,85%
- Raizen PN (RAIZ4): +2,58%
- Vibra (VBBR3): +2,23%
- Sabesp ON (SBSP3): +1,83%
- Telefônica Brasil ON (VIVT3): +1,59%
- Totvs (TOTS3): +1,54%
- Prio ON (PRIO3): +1,47%
Ações em baixa: CVCB3, BHIA3 e mais
As principais varejistas listadas na bolsa de valores sofreram com a abertura da curva de juros nesta segunda. Assim, a ação da CVC liderou perdas na lanterna do Ibovespa, caindo mais de 5%, na ponta oposta das ações em alta.
“A CVC segue sua tendência de baixa, que resulta em uma perda de mais de 50% do valor de mercado da agência de viagens no ano”, aponta Castro.
A Casas Bahia (BHIA3), cujo papel recuou mais de 3%, teve o pior desempenho entre varejistas de eletroeletrônicos. Enquanto isso, o Assaí (ASAI3) teve a principal queda entre redes supermercadistas.
Os contratos de juros futuros para janeiro de 2025 subiram 70 pontos-base. Na ponta de médio prazo, o DI futuro para 2027 saltou 75 bps e, por fim, o contrato futuro de janeiro de 2029 avançou 90 bps.
Já as ações da Eneva (ENEV3), também na ponta oposta das altas, amargaram perdas após adquirir seis usinas termoelétricas do BTG Pactual. A geradora de energia também anunciou uma oferta subsequente de ações (follow on) de R$ 4,2 bilhões.
Top 10 maiores baixas do Ibovespa
- CVC Brasil ON (CVCB3): -5,77%
- Casas Bahia ON (BHIA3): -3,18%
- Assaí ON (ASAI3): -2,97%
- Hapvida ON (HAPV3): -2,64%
- Azul PN (AZUL4): -2,53%
- Carrefour Brasil ON (CRFB3): -2,28%
- Cogna ON (COGN3): -2,16%
- Dexco ON (DXCO3): -2,12%
- Localiza ON (RENT3): -1,81%
- Locaweb ON (LWSA3): -1,72%