A ação da Embraer (EMBR3) decolou 8% no Ibovespa nesta terça-feira e liderou o bloco de ações em alta no principal índice do mercado acionário na bolsa de valores. A fabricante de aviões brasileira confirmou nesta tarde a venda de seis caças militares A-29 Super Tucano à Força Aérea do Paraguai.
Ontem, a empresa teve o pior desempenho da bolsa, mesmo após anunciar a venda de nove aeronaves C-390 aos governos de Áustria e Holanda.
Quem ficou na ponta oposta das ações em alta, contudo, foram os setores de metalurgia, siderurgia e mineração. A pior queda ficou com as ações da Gerdau Metalúrgica (GOAU4) que recuaram pouco menos de 5%. O principal fator para a desvalorização dos setores foi a queda de mais de 2,4% do minério de ferro no cenário internacional.
Veja em seguida os destaques de ações em alta e em baixa no Ibovespa.
Ações em alta: EMBR3, YDUQ3 e mais
O Ibovespa fechou em queda de quase 1% nesta terça-feira, com o mercado mais pessimista em relação ao cumprimento da meta fiscal pelo governo federal do Brasil. Além disso, o mercado reagiu com volatilidade à perspectiva de que Kamala Harris, nova candidata dos Democratas contra o republicano Donald Trump, pode deixar as eleições nos Estados Unidos mais acirrada.
Nesta terça, as principais commodities no mundo se desvalorizaram. No mercado internacional, o contrato do futuro do petróleo tipo Brent recuou 1%. Os dados são da plataforma ICE.
O minério de ferro desabou na bolsa de Singapura. Em Dhalian, a commodity metálica cedeu 2,44% após o mercado se decepcionar com medidas do governo da China para estimular o mercado imobiliário do país, que passa por crise.
Nesse contexto, a principal alta da bolsa foi a da Embraer. A ação da fabricante subiu, na visão de Alexsandro Nishimura, sócio da Nomos Capital, por um reajuste nas expectativas de investidores. “Acredito que a ação está se recuperando do tombo de ontem”, afirma.
Na segunda, as ações da Embraer (EMBR3) caíram 7%.
“Hoje o mal estar parece ter desaparecido após o anúncio de vendas de aeronaves militares ao Paraguai. Mas também pode estar relacionado a um exagero na reação de ontem”, pontua Nishimura.
Outra ação em alta que figurou entre os papéis com melhores retornos na bolsa nesta terça foi Sabesp ON (SBSP3). As ações continuam em tendência de alta com novas etapas da privatização da companhia de saneamento do Estado de São Paulo.
Top 7 ações em alta no Ibovespa hoje (23/07)
- Embraer ON (EMBR3): +8,47%
- Yduqs ON (YDUQ3): +3,34%
- Pão de Açúcar ON (PCAR3): +3,20%
- Sabesp ON (SBSP3): +1,90%
- Localiza ON (RENT3): +1,70%
- Raia Drogasil ON (RADL3): +0,08%
- BTG Pactual UNIT (BPAC11): +0,03%
Em baixa: CSNA3, GGBR4 e mais
A queda global do minério de ferro levou ao tombo das ações de mineração, siderurgia e metalurgia na bolsa brasileira.
As ações da CSN (CSNA3) lideraram perdas. Mas a Gerdau Metalúrgica (GOAU4) e sua controladora, a Gerdau (GGBR4) e a Gerdau Metalúrgica obtiveram, respectivamente, o segundo e terceiro piores desempenhos, com queda respectiva de 4,76% e 4,61%.
Com a queda de 2% de hoje, o minério de ferro chegou ao pior nível em quase um mês. Hoje, a tonelada do minério de ferro vale em torno de US$ 100.
Entre as empresas de mineração, a CSN Mineração (CMIN3) ficou com a maior queda do dia.
“As commodities hoje pesaram contra o mercado brasileiro. As quedas do minério de ferro e petróleo pressionaram ações importantes como Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3)”, afirma André Fernandes, head de renda variável da A7 Capital.
Top 10 baixas no Ibovespa hoje (23/07)
- Gerdau Metalúrgica PN (GOAU4): -4,85%
- CSN ON (CSNA3): -4,81%
- Gerdau PN (GGBR4): -4,71%
- Alpargatas PN (ALPA4): -4,05%
- CSN Mineração (CMIN3): -3,84%
- IRB Brasil Resseguradora (IRBR3): -3,69%
- Carrefour ON (CRFB3): -3,64%
- Petz ON (PETZ3): -3,60%
- Cogna ON (COGN3): -3,55%
- EZTEC ON (ETZC3): -3,53%