As ações da Embraer (EMBR3) tiveram forte alta nesta quarta-feira (16) e lideraram o bloco de ativos em alta no Ibovespa. O papel da companhia disparou mais de 6% após o anúncio de uma expansão da operação da Embraer nos Estados Unidos.
O pacote de investimentos divulgado pela própria empresa, de R$ 70 milhões, será aplicado em instalações de manutenção, reparo e operação de jatos comerciais. Mesmo de fora das dez maiores altas, as ações da Vale (VALE3) tiveram destaque no pregão.
Por outro lado, a Locaweb (LWSA3) reverteu a tendência de alta e terminou o dia com uma queda de quase 3%. Além disso, as ações da varejista Azzas 2154 (AZZA3), oriunda da fusão entre Arezzo e Grupo Soma, recuaram com notícias de que o diretor de intregração, Paulo Kruglensky deixou a empresa.
Confira as dez principais ações em alta e em queda do Ibovespa logo em seguida.
EMBR3, AZUL4 e mais ações em alta
As ações da Embraer lideraram as altas do índice durante a maior parte do pregão. Nesta quarta-feira, o Ibovespa subiu 0,54%, marcado por falas de Fernando Haddad sobre a meta fiscal e o bom desempenho das ações da Vale (VALE3). O mercado recebeu bem os dados da prévia operacional da mineradora para o terceiro trimestre.
A Embraer informou ao mercado que pretende executar o plano de investimento em sua operação americana em duas etapas.
Ao reforçar a divisão nos EUA, a fabricante brasileira quer iniciar operações de manutenção, reparo e revisão de jatos comerciais em um hangar existente em Fort Worth, no Texas, no primeiro trimestre de 2025.
Além disso, a companhia quer expandir a mesma operação para um segundo hangar. Nesta quarta-feira, a Embraer recebeu aprovação do Conselho de Fort Worth para construir o novo hangar, que deve operar a partir de 2027, segundo estimativa da empresa.
“Com as novas instalações, a Embraer prevê aumentar em 53% sua capacidade instalada para atender aos clientes de E-Jets nos Estados Unidos”, informou.
Além da Embraer, as ações da Azul (AZUL4) também figuraram como um dos principais ativos em alta do dia.
Em comunicado, a empresa negou que tenha firmado qualquer fusão com a Gol (GOLL4). Mas disse também que mantém diálogo com a Abras, controladora da rival, “para explorar eventuais oportunidades”.
Top 10 ações em alta no Ibovespa
- Embraer ON (EMBR3): +6,74%
- Azul PN (AZUL4): +3,91%
- Vamos ON (VAMO3): +3,88%
- Yduqs ON (YDUQ3): +3,22%
- Cogna ON (COGN3): +2,96%
- Raia Drogasil ON (RADL3): +2,94%
- Ultrapar ON (UGPA3): +2,42%
- CSN ON (CSNA3): +2,23%
- Telefônica Brasil ON (VIVT3): +2,16%
- TIM ON (TIMS3): +2,14%
LWSA3 e AZZA3 caem no Ibovespa
Na ponta oposta das ações em alta, o papel da Locaweb (LWSA3) recuou mais de 2%, revertendo a tendência de alta da ação. O ativo da empresa de tecnologia sobe 7,39% nesta semana, por enquanto.
Assim, vale lembrar que a companhia, recentemente, trocou de CEO: Fernando Cirne, à frente do posto durante 7 anos, cedeu a cadeira a Rafael Chamas Alves.
Mas outra troca entre executivos levou um papel a cair no Ibovespa. Segundo o jornal Valor Econômico, o do chefe de intergração do grupo Azzas 2154 e responsável por executar as sinergias da fusão entre Arezzo&Co. e Soma, Paulo Kruglensky, estaria de saída da companhia.
A saída de Kruglensky é negativa, de acordo com a Ativa Investimentos, porque gera mais dúvidas do que certezas sobre o futuro da Azzas.
“Os reais ganhos de sinergias ainda não estão muito claros para o mercado”, diz a corretora. “As ações da Azzas devem seguir voláteis enquanto os investidores não tiverem clareza desses pontos.”
Top 10 ações em queda
- Locaweb ON (LWSA3): -2,25%
- IRB Brasil Resseguradora ON (IRBR3): -1,66%
- Azzas 2154 ON (AZZA3): -1,59%
- Hypera ON (HYPE3): -1,40%
- Petz ON (PETZ3): -1,39%
- São Martinho ON (SMTO3): -1,30%
- Gerdau Metalúrgica PN (GOAU4): -1,24%
- Prio ON (PRIO3): -1,22%
- Eletrobras PNB (ELET6): -0,91%
- Lojas Renner ON (LREN3): -0,84%