As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) sofrem forte queda nas primeiras horas da sessão desta terça-feira (8). Os papéis são afetados pelos preços em queda do petróleo no mercado global. Isso porque há decepção dos investidores em relação ao pacote de estímulos divulgado pela China nesta madrugada.
Considerado mais genérico e sem detalhamento das medidas fiscais que o mercado esperava para acelerar o crescimento, o petróleo e outras commodities recuam. A China é um dos principais importadores mundiais de petróleo.
“Embora a falta de detalhes desapontou os mercados, nós esperamos que políticas individuais sejam anunciadas nas próximas semanas pelo governo chinês, o que deve sustentar o mercado”, disseram Sophie Altermatt e Richard Tang, economistas do banco suíço Julius Baer, em nota.
Segundo eles, as únicas novidades são um plano de investimentos de 100 bilhões de yuan em projetos estratégicos de segurança nacional e 100 bilhões de yuan de investimentos orçamentários que eram esperados para 2025.
Nem guerra impulsiona preço do petróleo e PETR4
Nem os novos conflitos registrados no Oriente Médio e a força do furação Milton na Flórida deram suporte aos preços do petróleo hoje.
Por volta das 11h30, o petróleo Brent – referência mundial – para dezembro caia 4,8% a US$ 77,09, enquanto o WTI – referência americana – para novembro recuava 4,72% a US$ 73,52.
Mesmo com a forte queda de hoje, no período de uma semana, o Brent tem ganhos de 5% e o WTI lucra 5,31%.
Com informações do Valor Econômico.