As modernas exchanges de Bitcoin de hoje melhoraram drasticamente o acesso à propriedade de Bitcoin em 2024. Longe vão os dias dos fóruns comerciais peer-to-peer (P2P) desajeitados e das exchanges iniciais questionavelmente seguras, como a Mt Gox. Em vez disso, uma legião de rampas de acesso para Bitcoin focadas em segurança superior e experiência do usuário (UX) tornou a compra do seu primeiro Bitcoin muito fácil. Muitos desses serviços até embarcaram em iniciativas focadas na educação para encorajar uma maior adoção durante o mais recente mercado baixista do Bitcoin. Em novembro de 2023, Swan lançou Welcome to Bitcoin, seu curso introdutório gratuito de 1 hora sobre Bitcoin. Em dezembro de 2023, Cash App lançou BREAD, uma revista gratuita de edição limitada que usa design para contar histórias e educar os leitores sobre o Bitcoin de uma forma compreensível e acessível.
O que estas iniciativas mostram é que a adoção do Bitcoin está a aproximar-se de um ponto de viragem. Essas duas principais bolsas de Bitcoin, juntamente com a indústria como um todo, estão descobrindo que o acesso fácil a um botão de compra esmagador não garante a compra. Ainda existem inúmeras barreiras de entrada para os nocoiners, que fornecem restrições significativas para a compreensão do Bitcoin e, assim, restringem o crescimento e a adoção do Bitcoin. À medida que nos aproximamos de uma inclinação mais acentuada na curva do Bitcoin, lançar novatos em aplicativos de troca sem educação e cultivo suficientes não é mais uma estratégia para o sucesso.
O que antes era uma tarefa muito mais simples de energizar os primeiros adotantes e cypherpunks em torno da clara proposta de valor do Bitcoin, está evoluindo para um processo mais complexo e complicado de atacar a maioria inicial dos futuros detentores de Bitcoin. Esperamos que isso leve à ampla adoção em massa do Bitcoin, à medida que a sociedade em massa escolhe armazenar seu tempo e energia no melhor dinheiro já criado. Para que essa hiperbitcoinização ocorra, mais pessoas precisam entender os meandros do Bitcoin. É mais fácil falar do que fazer porque o Bitcoin ainda tem um problema educacional:
- Um estudo da Economist Intelligence Unit relatou que 51% das pessoas disseram que a falta de conhecimento é a principal barreira para a propriedade do Bitcoin.
- Uma pesquisa YouGov descobriu que 98% dos novatos não entendem os conceitos básicos do Bitcoin.
- Uma pesquisa nacional do Yale Center descobriu que 69% dos jovens consideram o aprendizado chato.
Esta pesquisa descreve a luta para integrar e educar a próxima geração de Bitcoiners, principalmente as gerações mais jovens, que demonstraram possuir uma capacidade de atenção limitada de 8 segundos. Para obter inspiração para ajudar a resolver esse problema, podemos dar uma olhada em um dos jogos para celular mais populares de todos os tempos… Pokémon GO.
Pokémon GO foi e continua sendo um fenômeno global. Este aplicativo amado chamou a atenção da Geração Z, da geração Y e da Geração X, ostentando estatísticas de engajamento recordes:
- Em 2016, o jogo atingiu o pico de 232 milhões de jogadores ativos.
- Pokémon GO arrecadou mais de US$ 6 bilhões em receitas.
- Em 2024, 24% dos jovens de 18 a 34 anos nos EUA estão jogando Pokémon GO, enquanto 49% dos jovens de 35 a 54 anos estão jogando.
Nós da Jippi acreditamos que o sucesso deste jogo premiado pode iluminar o caminho a seguir para a adoção do Bitcoin. Portanto, iniciamos a eletrizante tarefa de construir o Tribe Clash – o primeiro jogo educacional Bitcoin inspirado no Pokémon GO do mundo. As regras são simples: crie ou junte-se a uma tribo e lute pelo domínio de uma cidade com seus amigos, capturando uma fera com tema Bitcoin em cada território.
A cada semana, a Jippi lançará um novo território para ser reivindicado. Um membro da tribo explorará esse território com seu telefone, onde descobrirá uma Besta Bitcoin para capturar. Se eles responderem com êxito a todas as perguntas do questionário sobre Bitcoin corretamente e mais rápido, eles pegarão aquela fera. A tribo com mais territórios e bestas Bitcoin no final do jogo ganhará US$ 30 mil em Bitcoin para serem distribuídos igualmente para cada membro da tribo.
Nossa visão é que a Jippi se torne a maior e mais popular plataforma para iniciantes coletarem, educarem e acumularem Bitcoin. Vemos o Jippi como o acesso mais acessível ao setor, onde podemos educar toda uma nova geração de Bitcoiners, de novatos a especialistas, reduzindo a barreira de entrada.
Você pode apoiar o desenvolvimento do Tribe Clash contribuindo para nossa campanha de crowdfunding no Timestamp. O Timestamp permite que investidores de todas as origens apoiem empresas que utilizam apenas Bitcoin e causem impacto. Nossa campanha está aberta ao público em geral e a investidores credenciados, por isso adoraríamos que você se juntasse a nós nesta jornada.
Este é um post convidado de Oliver Porter. As opiniões expressas são inteiramente próprias e não refletem necessariamente as da BTC Inc ou da Bitcoin Magazine.
Fonte: bitcoinmagazine.com