Dados on-chain mostram que o Bitcoin Network Value to Transactions (NVT) Golden Cross está atualmente em um nível que pode sugerir que o BTC está subvalorizado.

Publicidade

Bitcoin NVT Golden Cross esteve dentro da região de sobrevenda recentemente

Conforme explicado por um analista em uma postagem do CryptoQuant Quicktake, a criptomoeda pode entrar em uma fase de recuperação com base na leitura da NVT Golden Cross. A “razão NVT” é um indicador que rastreia a razão entre a capitalização de mercado do Bitcoin e o volume de transações da rede (ambos em USD).

Quando o valor dessa métrica é alto, significa que o valor da criptomoeda (ou seja, sua capitalização de mercado) é alto comparado à sua capacidade de transacionar moedas (o volume de transações). Tal tendência pode implicar que o ativo está supervalorizado agora.

Por outro lado, o indicador assumindo um valor baixo implica que a capitalização de mercado não está superinflada em comparação ao volume de transações, então a moeda pode ter espaço para ver um aumento.

No contexto do tópico atual, o índice NVT em si não é de interesse, mas sim uma versão modificada chamada NVT Golden Cross. Esta métrica compara a tendência de curto prazo do índice NVT com sua tendência de longo prazo para identificar os topos e fundos do indicador.

A média móvel de 10 dias (MA) representa a tendência de curto prazo, enquanto a MA de 30 dias corresponde à tendência de longo prazo. Agora, aqui está um gráfico que mostra a tendência no NVT Golden Cross para Bitcoin nos últimos anos:

No gráfico, o quant destacou duas regiões historicamente importantes para o Bitcoin NVT Golden Cross. Na zona acima de 2,2, o ativo pode ser considerado supervalorizado e devido a uma correção.

Similarmente, a região abaixo da linha -1,6 é onde os fundos ocorreram, já que a moeda se torna subvalorizada aqui. O gráfico mostra que o valor do indicador caiu recentemente nesta última zona.

A última vez que o NVT Golden Cross caiu para a zona subvalorizada foi durante a queda do mercado que se seguiu à aprovação do fundo negociado em bolsa (ETF) no início do ano. Essa queda foi sucedida pelo rali da criptomoeda em direção a uma nova máxima histórica (ATH).

Assim, é possível que o Bitcoin também possa acabar desfrutando de um rali desta vez. O aumento também pode já ter começado, já que a moeda se recuperou além do nível de $ 64.000 desde sua queda abaixo de $ 54.000.

Apesar desse rali, o NVT Golden Cross ainda tem um valor de -1,8, dentro da zona subvalorizada. Se esse indicador for algo para se seguir, a corrida ainda pode ter espaço para ir.

Preço do BTC

No momento em que este artigo foi escrito, o Bitcoin estava sendo negociado em torno de US$ 64.900, alta de 13% na semana passada.

Gráfico de preços do Bitcoin

Fonte: www.newsbtc.com

Share.