Dados on-chain mostram que a relação entre o valor de mercado do Bitcoin e o valor realizado (MVRV) tem se aproximado recentemente de uma formação de cruz da morte.
A taxa MVRV de 30 dias da MA do Bitcoin pode estar prestes a cruzar abaixo da MA de 365 dias
Conforme explicado por um analista em uma postagem do CryptoQuant Quicktake, o MVRV Ratio corre o risco de passar por uma cruz da morte. O “MVRV Ratio” é um indicador popular do Bitcoin on-chain que, em resumo, rastreia como o valor mantido pelos investidores (ou seja, o valor de mercado) se compara ao valor investido por eles (o valor realizado).
Leitura relacionada
Quando o valor dessa métrica é maior que 1, significa que os investidores como um todo estão em um estado de lucro líquido agora. Por outro lado, estar abaixo desse limite sugere o domínio da perda no mercado.
Naturalmente, o índice MVRV sendo exatamente igual a 1 implica que os detentores de BTC estão carregando exatamente o mesmo valor que eles inicialmente investiram, então eles estão apenas empatando.
Agora, aqui está um gráfico que mostra a tendência do Bitcoin MVRV Ratio, bem como suas médias móveis (MMs) de 30 e 90 dias, nos últimos anos:
Conforme exibido no gráfico acima, a taxa MVRV do Bitcoin atingiu níveis bem altos em março, quando o preço da criptomoeda atingiu uma nova máxima histórica (ATH).
Mas como os investidores retiraram seus lucros e venderam durante a longa fase de consolidação que se seguiu desde então, o indicador caiu. Dito isso, o indicador ainda está em um valor de 1,88, o que indica que o limite de mercado é quase o dobro do limite realizado. Portanto, os investidores ainda devem estar bastante confortáveis.
O que pode ser preocupante, no entanto, é a velocidade com que o drawdown no MVRV Ratio ocorreu. No gráfico, é visível que a MA de 30 dias da métrica passou por uma queda acentuada e agora está testando novamente a MA de 365 dias.
Historicamente, a MA de 30 dias do MVRV Ratio cruzando abaixo da MA de 365 dias geralmente levou a uma fase de baixa para a criptomoeda. Tal cruz da morte ocorreu pela última vez perto do final de 2021, prenunciando o mercado de baixa que se seguiria em 2022.
No momento, a cruz da morte nessas MAs do Bitcoin MVRV Ratio ainda não foi confirmada, então o indicador pode ser monitorado em um futuro próximo. No cenário em que a MA de 30 dias continua nessa trajetória e cai abaixo da MA de 365 dias, o BTC pode acabar testemunhando outro período com os ursos no comando.
Leitura relacionada
No entanto, também existe a possibilidade de que o indicador se inverta e a formação da cruz da morte não acabe tomando forma.
Preço do BTC
O Bitcoin ultrapassou o nível de US$ 61.000 ontem, mas parece que a alta não vai durar, pois o ativo já caiu para US$ 59.400.
Imagem em destaque de Dall-E, CryptoQuant.com, gráfico de TradingView.com