Publicidade

Este artigo também está disponível em espanhol.

Spark, um protocolo de negociação descentralizado, anunciou a primeira carteira de pedidos totalmente on-chain para o ecossistema Ethereum. Lançado na Fuel Network, o projeto visa fornecer soluções para algumas das limitações no cenário das Finanças Descentralizadas (DeFi) e oferecer aos traders negociações rápidas, seguras e transparentes com estado minimizado e armazenamento reduzido.

Leitura Relacionada

Spark traz os primeiros livros Oder on-chain para o ecossistema Ethereum

O protocolo de negociação descentralizado Spark está lançando a primeira carteira de pedidos totalmente on-chain do ecossistema Ethereum, buscando oferecer aos traders uma experiência “segura, eficiente e descentralizada”.

De acordo com o anúncio, a carteira de pedidos minimizada pelo estado moverá a execução totalmente para a rede para aumentar a transparência. Além disso, foi criado para reduzir as necessidades de armazenamento e processamento de dados para garantir transações mais rápidas sem comprometer a segurança.

O projeto Ethereum L2 visa abordar as limitações dos Formadores de Mercado Automatizados (AMMS) e das Bolsas Centralizadas (CEXs). Apesar de serem fundamentais para o crescimento do DeFi, os AMMs lutam para atender às “demandas avançadas dos traders institucionais em negociações algorítmicas e de alta frequência”.

Entretanto, os CEX têm sido criticados pela falta de transparência e controlo esperados nos sistemas descentralizados. O projeto argumenta que o DeFi precisa usar mecanismos de negociação tradicionais para atrair traders institucionais.

Como resultado, o Spark apresentará Livros Centrais de Pedidos com Limite (CLOBs) para lidar com essas limitações. CLOBs são mecanismos de negociação utilizados nos mercados de ações tradicionais para combinar todas as ofertas de compra e venda de acordo com a prioridade temporal e o preço.

Com esta implementação, o Spark está preparado para fornecer melhor descoberta de preços, execução mais rápida e liquidez mais profunda, mantendo a segurança e a transparência. Além disso, procura oferecer “a precisão e as capacidades necessárias para traders profissionais e institucionais”.

Vitali Dervoed, CEO e cofundador da Spark, destacou a importância das carteiras de pedidos para traders institucionais e varejistas que buscam precisão e transparência enquanto controlam seus ativos:

As carteiras de pedidos são a espinha dorsal dos traders de varejo profissionais, institucionais e avançados que confiam na execução precisa e na transparência. A mudança da Spark para o comércio em cadeia representa um salto significativo na eliminação das compensações associadas aos sistemas fora da cadeia. Com total visibilidade da profundidade e liquidez dos pedidos, os usuários estão protegidos contra riscos como front-running e manipulação, enquanto desfrutam da segurança da autocustódia. Ao contrário das exchanges centralizadas, o Spark garante que os usuários tenham controle total sobre seus ativos, tornando-o uma plataforma ideal para traders que priorizam segurança, transparência e eficiência.

Uma ‘nova era’ para o comércio descentralizado?

Lançado em outubro, Fuel é um sistema operacional modular projetado para Ethereum. Após três semanas, alcançou um Valor Total Bloqueado (TVL) de US$ 33,5 milhões. De acordo com dados do DeFiLlama, o Fuel teve um aumento de TVL de 700% em um dia, seguido por um aumento semanal de 1.200%.

Spark é um dos primeiros dApps da Fuel Network. O projeto Ethereum Layer 2 é alimentado pela arquitetura modular da Fuel, com o objetivo de “aproximar o DeFi da adoção convencional” com velocidade, escalabilidade e interoperabilidade.

Leitura Relacionada

Os projetos buscam construir uma “nova era para negociação descentralizada” que desbloqueie “novas possibilidades para DeFi de nível institucional” e evolua o cenário Ethereum. Em última análise, o CEO da Fuel Network, Nick Sway, observou o lançamento do Spark como um veículo para “ultrapassar” os limites do DeFi:

A missão da Fuel é promover um ambiente onde os construtores possam ultrapassar os limites do DeFi, e o Spark é uma prova dessa visão. Ao aproveitar o poderoso design de alto desempenho do Fuel, o Spark introduz um novo nível de transparência e eficiência para finanças descentralizadas por meio da negociação de carteiras de pedidos em rede, estabelecendo um novo padrão de escalabilidade e precisão.

Ethereum (ETH) está sendo negociado a US$ 2.168 no gráfico semanal. Fonte: ETHUSDT no TradingView

Imagem em destaque de pexels.com, gráfico de TradingView.com

Share.