Os críticos equivocados de El Salvador ganharam munição nova esta semana.
Uma pesquisa recente revelou que apenas 7,5% dos salvadorenhos usam Bitcoin para transações, e que 92% dos salvadorenhos não o fazem. Mas embora alguns (deixa: Steve Hanke) possam olhar para esses números e pensar “Oh, bem, esse experimento falhou”, eu discordo.
Mesmo deixando de lado o aumento do turismo, da atividade empresarial e da notoriedade internacional, a lei de curso legal do Bitcoin em El Salvador tem sido um sucesso.
El Salvador tem atualmente uma população de cerca de 6,3 milhões, o que significa que 475.000 (7,5%) pessoas usam Bitcoin para transações. O facto de quase meio milhão de cidadãos utilizarem agora o BTC na sua vida quotidiana para transacções é bastante impressionante, mas o efeito Lindy significa que podemos esperar que este número aumente com o tempo.
Considerando a história de El Salvador, era óbvio desde o início que o país inteiro não iria começar a utilizar esta nova tecnologia de pagamentos desde o primeiro dia. El Salvador tem um histórico de regimes monetários fracassados. Leva tempo para qualquer novo sistema construir confiança.
Como mencionei há três anos, acredito que o Bitcoin precisa primeiro se tornar uma reserva de valor, antes de se tornar um meio de troca. O Bitcoin hoje, mesmo sendo um ativo de US$ 1,4 trilhão, ainda é apenas uma gota no oceano em comparação com a vasta riqueza global.
Ainda existe um consenso comum no público em geral de que é arriscado entrar no Bitcoin, e isso precisará mudar antes que mais pessoas em mais países comecem a usá-lo diariamente.
Bitcoin ainda é uma nova classe de ativos que está crescendo. Quanto mais cresce, mais credibilidade ganha, mais aumentos de preços, mais inovação acontece que faz brotar novas soluções transacionais e de custódia para atender pessoas não técnicas onde elas estão.
Isso levará muito tempo, mas é um processo que está em andamento.
Vejo muitos Bitcoiners online tão otimistas que acreditam que a adoção como método de transação diária acontecerá repentinamente nos próximos anos, mas isso desconsidera os dados do mundo real, como esta pesquisa, que mostra que o processo é muito mais lento.
Tudo isso para dizer que se o Bitcoin for adotado e usado pelos comerciantes em todo o mundo por indivíduos comuns, precisaremos ver um preço muito mais alto, o Bitcoin precisará ser mais fácil de usar e mais confiável do que é hoje. .
Exatamente quanto tempo levará? Eu não tenho certeza. Mas se você pensar nisso como uma barra de carregamento, já estamos 7,5% concluídos no caminho para 100% dos salvadorenhos transacionando em Bitcoin.
Lembre-se, isso é progresso. Nada acontece durante a noite.
Este artigo é um Pegar. As opiniões expressas são inteiramente do autor e não refletem necessariamente as da BTC Inc ou da Bitcoin Magazine.
Fonte: bitcoinmagazine.com