Já se passaram dezesseis anos desde a publicação original do white paper Bitcoin na lista de discussão de criptografia. Satoshi foi e deixou cair o jornal no lugar onde seria melhor recebido, onde todos os cypherpunks e nerds da criptografia que eram obcecados por sistemas de dinheiro digital durante anos se reuniam e discutiam regularmente esse e outros tópicos relacionados.
O white paper não chegou nem perto de uma descrição abrangente do protocolo Bitcoin. Ele não descrevia a linguagem de script, não entrava em um algoritmo de ajuste de dificuldade, apenas descrevia vagamente o conceito de um. Ele não definiu os blocos de protocolo exatos que foram propagados pela rede (apenas uma descrição vaga) ou a diferença entre consenso e regras políticas. Não definiu um cronograma de emissão ou um fornecimento total, apenas que poderia ser finito em algum valor arbitrário e eventualmente encerrar a emissão para apoiar a rede com base apenas em taxas.
Nenhum dos detalhes reais de implementação ou especificidades do sistema real foram descritos de forma alguma. Apenas o conceito geral de um blockchain seguro de prova de trabalho e como ele poderia funcionar sem que um terceiro central assumisse o papel de detentor do registro do histórico de transações para evitar gastos duplos.
Este ainda é um documento bastante profundo, dadas todas as suas deficiências quando comparado com o próprio protocolo Bitcoin na totalidade. Aplicar a prova de trabalho com um ajuste de dificuldade ao problema do gasto duplo é o avanço profundo que realmente diferenciou o Bitcoin das tentativas anteriores de dinheiro digital, como bitgold ou e-cash.
Embora o whitepaper em si não esteja de forma alguma próximo de informações suficientes para reimplementar o protocolo tal como está hoje, é suficiente para replicar um sistema suficientemente semelhante. É o cerne disso, as partes que realmente tive existir para que o protocolo que sabemos seja trazido ao mundo. Apesar da falta de detalhes e especificidade, resistirá ao teste do tempo como um dos trabalhos acadêmicos mais importantes divulgados no século XXI.
Tudo o que é trazido ao mundo começa com uma ideia, e as ideias neste artigo são verdadeiramente profundas nas implicações e consequências que tiveram e continuarão a ter no mundo que nos rodeia.
Feliz Dia do Livro Branco.
Este artigo é um Pegar. As opiniões expressas são inteiramente do autor e não refletem necessariamente as da BTC Inc ou da Bitcoin Magazine.
Fonte: bitcoinmagazine.com