O Nubank (ROXO34) surpreendeu seus clientes com um e-mail no qual anuncia que não irá mais permitir a compra e venda da criptomoeda nucoin, criada na blockchain Polygon, pelos seus clientes.

Publicidade

A negociação das nucoins será encerrada definitivamente em 15 dias, mas o Nubank avisou que a comercialização do token já está suspensa para evitar grandes volatilidades na cotação do ativo.

De acordo com a fintech, a partir de agora, a nucoin só podeá ser utilizada como parte de um programa de fidelidade, servindo para resgatar benefícios em produtos oferecidos dentro da plataforma do Nubank.

O banco afirma, no entanto, que novas modalidades de benefícios serão incorporadas ao programa da criptomoeda, como descontos no “Shopping do Nu”.

Clientes estão insatisfeitos

Na plataforma “Reclame Aqui” surgiram diversas reclamações de usuários do Nubank relacionadas ao fim da negociação de nucoins. Um cliente diz que possui R$ 41 em nucoin que não consegue vender.

Outro afirma que possui milhares de nucoins compradas com dinheiro e não obtidas como cashback na utilização do cartão do Nubank, por exemplo.

“Ou seja, o banco me vendeu um ativo e agora, sem nem se preocupar com as minhas perdas, simplesmente decide encerrar assim do nada (sic)”

Aliás, um terceiro cliente do Nubank comenta que não comprou nucoins por benefícios, e sim por ser uma criptomoeda.

“Não comprei benefícios. Comprei cripto. No e-mail avisaram também que vão encerrar as vendas em 15 dias e, no mesmo parágrafo, avisam que suspenderam as vendas. Algo que eles disseram que iriam fazer em 15 dias (sic)”, questiona.

Possível troca por bitcoin

Assim, para quem possui pelo menos R$ 100 em nucoin, a fintech diz que será possível resgatar valor em pacotes de ativos como bitcoin e USDC.

“Está sendo oferecida, ainda, a possibilidade de descongelamento manual das nucoins congeladas para resgate, sem a necessidade de aguardar o prazo original de descongelamento”.

O cliente que quiser trocar suas nucoins por BTC ou USDC precisa preencher um termo de declaração de troca disponibilizado pela fintech.

Nele, o cliente deverá reconhecer que “o Nubank não se responsabiliza por quaisquer perdas, danos ou prejuízos que [o cliente] possa sofrer em decorrência da troca de nucoins por bitcoin e USDC”.

Aliás, além da nucoin, o Nubank permite a negociação de uma série de criptomoedas em sua plataforma.

No entanto, o fundador da fintech, David Vélez, já disse que autorizou o banco a ter até 1% do caixa em moedas digitais.

Com informações do Valor Econômico

Share.