Os cofundadores do Lido apresentaram Y para desafiar a Rede Mundial de Sam Altman na verificação da identidade dos usuários.
Notas principais
- Os desenvolvedores do Lido estão alimentando Y, um novo desafiante da Rede Mundial.
- Ao contrário da World Network, Y verificará a identidade através da pegada digital social dos usuários.
- O protocolo ainda não foi lançado, mas as obras subterrâneas continuam a todo vapor.
Existem planos para lançar uma plataforma de autenticação blockchain que rivalizará com a Rede Mundial de Sam Altman. A nova plataforma, simplesmente chamada de “Y”, abordará a segurança de dados de um ângulo diferente da World Network, antiga Worldcoin. Ao contrário do World, que usa digitalização de íris para autenticação, Y evitará o caminho biométrico.
A abordagem de autenticação focada na privacidade da Y
De acordo com um relatório, Y é o produto de um grupo de veteranos da criptografia que se uniram para lançar a plataforma de identidade blockchain. Nomes notáveis por trás disso incluem Konstantin Lomashuk e Vasiliy Shapovalov, os cofundadores da gigante de finanças descentralizadas (DeFi), Lido.
O objetivo principal de Y é servir como um concorrente digno da Rede Mundial de Altman. Para atrair potenciais utilizadores, o documento de planeamento mostra que Y não utilizará a digitalização ocular para autenticação. Notavelmente, a World Network emprega varreduras de íris para ajudar as empresas online a distinguir entre humanos e bots.
Ao contrário da World Network, Y dependerá dos rastros que os usuários deixam enquanto navegam na Internet. Eles servirão como uma ferramenta de verificação para distinguir humanos de bots. Esta abordagem tem uma vantagem significativa na minimização de fraudes e no tratamento de ameaças à privacidade que podem acontecer com o seu rival.
Y planeja aproveitar as preocupações dos usuários críticos sobre a World Network como seu ponto de venda exclusivo. Estas preocupações estão relacionadas com a violação da privacidade, os receios gerais em torno do orbe metálico de digitalização da íris e o recrutamento de utilizadores, que foi alegadamente denominado explorador.
Curiosamente, alguns países, incluindo Portugal, Quénia e Espanha, proibiram a utilização do dispositivo. Esta proibição ocorreu apesar das garantias da Rede Mundial de que ela criptografa as varreduras da íris.
Y pode rivalizar com a rede mundial?
A visão final de Y inclui a criação de um “Crypto SuperApp”, que permitiria aos usuários construir e lucrar de forma privada com suas identidades digitais.
No entanto, os desenvolvedores do Y ainda não forneceram muitos detalhes sobre como pretendem implementar esses planos. Em vez disso, concentraram-se na comercialização do produto e na conquista da atenção de potenciais utilizadores.
Apesar do hype, Y e World Network compartilham semelhanças na oferta de soluções blockchain baseadas em identidade. A diferença está na forma como as plataformas verificam os usuários. A World Network atribui aos usuários “World IDs” aproveitando dados biométricos, enquanto Y emprega dados das mídias sociais existentes e atividades de blockchain do usuário.
Além disso, Y usa o Ethereum Attestation Service, permitindo aos usuários confirmar a exatidão de dados específicos. De acordo com o documento de planeamento de Y, o objetivo continua a ser eliminar os riscos de fugas de dados biométricos e as oportunidades de fraude.
Enquanto isso, os especialistas dizem que Y tem muito caminho a percorrer para alcançar o World em relação aos usuários. Notavelmente, a Rede Mundial já conta com mais de 15 milhões de usuários, e cerca de 7 milhões já foram autenticados pelo Orb.
Possíveis sugestões sobre como Y poderia recuperar o atraso incluem aproveitar seus links com a Lido e outras empresas validadoras de blockchain.
próximo
Isenção de responsabilidade: A Coinspeaker está comprometida em fornecer relatórios imparciais e transparentes. Este artigo visa fornecer informações precisas e oportunas, mas não deve ser considerado um conselho financeiro ou de investimento. Como as condições do mercado podem mudar rapidamente, encorajamos você a verificar as informações por conta própria e consultar um profissional antes de tomar qualquer decisão com base neste conteúdo.