Os desenvolvedores de famosos jogos cripto baseados no Telegram, como Hamster Kombat e Notcoin, publicaram mensagens e conteúdo no jogo protestando contra a prisão do cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, no sábado (24), mostrando solidariedade entre os jogos que atraíram coletivamente centenas de milhões de jogadores.
Após a notícia da prisão de Durov no sábado, importantes jogos cripto do Telegram começaram a compartilhar um adesivo animado com o ícone do aplicativo Telegram em seus canais da comunidade, que em alguns casos foram seguidos por mensagens condenando a ação das autoridades francesas.
O bilionário de 39 anos foi preso na noite de sábado na França, depois de descer de seu jato particular vindo do Azerbaijão, informou a rede de televisão TF1 citando fontes familiarizadas com o caso.
Durov teria sido detido por ofensas ligadas à falta de moderação da plataforma de mensagens sobre supostos atos ilegais de seus usuários, incluindo ações relacionadas à facilitação do terrorismo, venda de narcóticos e bens roubados e material de abuso sexual infantil.
A notícia repercutiu rapidamente no setor cripto e gerou uma série de reações de investidores e desenvolvedores, incluindo os criadores de alguns dos maiores jogos cripto criados no Telegram.
“Acusar alguém de crime por conta de tecnologia é a coisa mais idiota de todas”, escreveu o canal oficial da comunidade Notcoin em relação à prisão, acrescentando: “Privacidade não é crime.”
O Hamster Kombat, que supostamente atraiu mais de 300 milhões de jogadores até o momento com promessas de um próximo airdrop na The Open Network (TON), afiliada ao Telegram, adicionou um cartão “#FREEDUROV” ao jogo no domingo (25). Ele ecoou a declaração do Notcoin: “Privacidade não é crime”.
“Como uma comunidade comprometida com a liberdade de expressão e a descentralização, estamos firmemente ao lado de Pavel durante este período desafiador”, a conta oficial da TON postou no X no final do sábado. “Pavel tem sido um defensor dedicado desses valores, e acreditamos que seus esforços para promover uma Internet aberta e descentralizada continuarão a inspirar milhões de pessoas.”
No entanto, a reação à prisão de Durov não se limitou aos desenvolvedores de jogos de blockchain nem à comunidade de criptomoedas. Outras figuras notáveis se manifestaram sobre a medida, incluindo o proprietário do X, Elon Musk, e o informante Edward Snowden — este que chamou a atenção do presidente francês, Emmanuel Macron.
“A prisão de Durov é um ataque aos direitos humanos básicos de expressão e associação”, Snowden publicou no X no domingo. “Estou surpreso e profundamente triste com o fato de Macron ter descido ao nível de fazer reféns como forma de obter acesso a comunicações privadas. Isso rebaixa não apenas a França, mas o mundo.”
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.