Tudo indica que os ETFs de ethereum serão lançados em uma semana. Na segunda-feira (15), o ether registrou alta de mais de 7% em meio a rumores de que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (a SEC) irá liberar a negociação dos ETFs da criptomoeda no país no dia 23 de julho.
A informação do provável lançamento foi divulgada por Eric Balchunas, analista sênior de ETFs da Bloomberg Intelligence. O especialista já vem acompanhando todo o processo. Em uma postagem na rede social X, ele afirmou que a SEC fez um pedido final de informações a emissores e sinalizou a data de lançamento para o próximo dia 23.
O que são os ETFs de ethereum?
Os ETFs de ethereum funcionarão de forma semelhante a outros fundos do tipo. Os Exchange Traded Funds replicam o desempenho de índices como Nasdaq e Ibovespa. No caso dos ETFs de criptos, como ethereum e bitcoin, será possível investir nesses ativos sem de fato precisar comprá-los e armazená-los na carteira. Ou seja, “replicando” o desempenho deles. Os ETFs de ethereum são os chamados ETF spot ou à vista. Ou seja, esse tipo de fundo precisa necessariamente comprar e armazenar as criptomoedas dos clientes.
Qual é a expectativa do mercado para a aprovação?
Segundo José Artur Ribeiro, CEO da Coinext, o lançamento do ETF de ethereum é um evento bastante aguardado pelo mercado. De acordo com ele, a chegada dos novos ETFs de ethereum deve aumentar o fluxo de dólares para aquisição da criptomoeda. “Certamente uma parte do dinheiro do mercado institucional que está indo para os ETFs de bitcoin devem ir para os ETF de ethereum”, explica.
Dito isso, ele destaca alguns pontos. “O mercado de ETF de bitcoin está chegando a quase US$ 40 bilhões já alocados. Assim, espera-se que o mercado de ETF de etherum deve receber algo em torno de 20% a 25%, então estaríamos falando algo na ordem de US$ 10 bilhões. Isso é significativo, na medida em que a capitalização do mercado de bitcoin representa mais ou menos 1/3 da capitalização do mercado de etherum”, explica.
Assim, o efeito sobre o preço do ativo com essa enxurrada de dólar vindo para esse mercado deve ser sentido.
Por outro lado, na visão do especialista, o ether já está precificado no mercado enquanto investidores aguardam o lançamento do ETF. “Nessa linha, acredito que vale um pouco de cautela. Não creio haverá um aumento extremamente expressivo na moeda, mas terá um aumento”, explica.