Um analista explicou por que pode ser o momento de se preparar para uma nova corrida altista do Bitcoin, com base no padrão desenvolvido nesta métrica na rede.
A proporção de reserva Bitcoin US para o restante sofreu uma reversão recentemente
Em uma postagem do CryptoQuant Quicktake, um analista discutiu a tendência recente do BTC US em relação ao Rest Reserve Ratio. Este indicador indica-nos, como o próprio nome sugere, a relação entre as reservas totais de Bitcoin das plataformas centralizadas baseadas nos EUA e as globais. As plataformas aqui referem-se não apenas às bolsas, mas também a outras entidades como bancos e fundos.
Quando o valor desta métrica aumenta, significa que o ativo está atualmente migrando de plataformas offshore para plataformas americanas. Esta tendência pode ser um sinal de procura por parte dos investidores sediados nos EUA. Por outro lado, a queda do indicador sugere que as plataformas estrangeiras têm maior demanda por BTC neste momento, à medida que as bolsas americanas estão perdendo o domínio para elas.
Agora, aqui está um gráfico que mostra a tendência da média móvel exponencial (EMA) de 100 dias do Bitcoin US em relação à relação de reserva no último ano e meio:
Conforme exibido no gráfico acima, a relação EMA Bitcoin US de 100 dias em relação ao Rest Reserve havia diminuído no início do ano, mas durante os últimos meses, seu valor atingiu o fundo do poço e mostrou uma reversão para cima. Isso significaria que agora está ocorrendo uma transferência de BTC das plataformas globais para as baseadas nos EUA. No gráfico, o quant marcou a última instância do indicador que exibe esta tendência.
Parece que a reviravolta anterior na métrica ocorreu no último trimestre de 2023 e acompanhou uma recuperação do BTC que acabaria por levar o ativo a um novo máximo histórico (ATH). A parte mais acentuada deste aumento do indicador ocorreu no primeiro trimestre de 2024. A razão por trás desta aceleração foi a introdução dos fundos negociados em bolsa (ETFs) à vista nos EUA, que rapidamente ganharam popularidade entre os investidores.
No gráfico, também é visível que, algum tempo depois de o preço ter atingido o ATH, a métrica atingiu o pico e testemunhou uma reversão de direção. Assim, os ETFs à vista não conseguiram manter o mesmo nível de interesse.
O analista observa que a consolidação sustentada do BTC este ano pode ser atribuída a esta diminuição na reserva das plataformas baseadas nos EUA. Como o indicador mais uma vez mostrou uma reviravolta recentemente, é possível que o Bitcoin possa ver o retorno do impulso de alta, se o padrão anterior continuar.
Preço BTC
Após um salto de 2% durante as últimas 24 horas, o Bitcoin voltou ao nível de US$ 68.700.
Fonte: www.newsbtc.com