Prazer, queridos leitores! Sou Lara Mattar, líder de Education da Itaú Digital Assets e a partir de hoje, irei explorar com vocês nessa coluna o fascinante universo dos criptoativos. Acompanhem!
Muito além dos investimentos: uma revolução tecnológica
Estamos vivendo um período inédito de evolução tecnológica. A transformação digital, acelerada nos últimos anos, molda novos paradigmas em todas as áreas, e os criptoativos são um dos maiores propulsores dessa mudança.
Mais do que uma oportunidade de investimento, os criptoativos representam um passo à frente na forma como lidamos com finanças, transações, registro e gerenciamento de dados.
Assim como a internet e o smartphone abriram caminho para novos comportamentos, os criptoativos trazem soluções inovadoras. Eles transformam o modo como interagimos e fazemos negócios.
Essa evolução, no entanto, não ocorre apenas no setor financeiro. O avanço das criptomoedas e da tecnologia blockchain cria uma infraestrutura digital que impacta mercados como o imobiliário, logística, governança e todos aqueles em que é necessário confiar em dados.
Estamos falando, então, de uma era em que a segurança e a eficiência ganham novos contornos. Isso facilita os processos e democratizando o acesso a uma economia digital, inclusiva e globalizada.
Adoção do mercado cripto é crescente e constante
Toda essa transformação encontra sua força na adesão de uma nova geração que já nasceu imersa no digital.
As gerações de 25 a 34 anos representam hoje um dos maiores grupos de investidores em criptoativos. Eles enxergarem nessas tecnologias mais do que um ativo financeiro, e sim uma oportunidade de acompanhar uma importante transição de longo prazo.
A adesão acelerada é reforçada ainda pela entrada de grandes investidores institucionais, principalmente após a aprovação dos ETFs Spot de bitcoin e ether nos Estados Unidos esse ano. Eles deram um selo de credibilidade ao mercado cripto, atraindo bilhões de dólares nesses veículos de investimento.
Blockchain: a nova infraestrutura digital
A tecnologia blockchain, que sustenta os criptoativos, é o coração dessa nova fase digital. Com transações registradas de forma transparente e imutável, a blockchain representa um novo padrão de segurança e eficiência. Ela pode ainda ser adaptada e aprimorada, de acordo com os objetivos.
Empresas ao redor do mundo estão explorando essa tecnologia para reestruturar operações essenciais. Elas visam desde a automatização de processos até a eliminação de intermediários, buscando por consequência formas mais ágeis, seguras e otimizadas de gestão de dados.
Educação como pilar fundamental
Para poder aproveitar as oportunidades e navegar com segurança nessa nova era digital, é crucial estar bem-informado.
A tecnologia avança, mas cabe a cada um de nós compreender como ela impacta nossas vidas, nossa economia e nossas interações.
O conhecimento é a chave, e adquiri-lo através de fontes confiáveis é muito importante para garantir que ele seja preciso.