Tezos, um blockchain de camada 1 com suporte para contratos inteligentes, apresentou o Tezos X como a próxima evolução de seu blockchain em direção a um design muito mais modular. A nova abordagem da Tezos visa melhorar a escalabilidade, composição e interoperabilidade para compensar o crescimento de outras blockchains e a demanda por designs modulares. O objetivo é facilitar a implantação de aplicações e atrair mais desenvolvedores. Tezos X é a maior atualização proposta até agora nesta blockchain
O QUE SIGNIFICA ESCALABILIDADE DE BLOCKCHAIN?
Blockchain Tezos X
As origens da Tezos remontam a 2017, quando a Fundação Tezos arrecadou US$ 232 milhões para o seu desenvolvimento em uma das maiores ICOs da história. Tezos é um dos poucos projetos ativos de blockchain financiados por uma ICO. A rede hospeda diferentes casos de uso focados em arte, NFTs e jogos. Seu token nativo, XTZ, Tem uma capitalização de mercado de US$ 768 milhões.
Apesar do sucesso de seu financiamento, a Tezos vem perdendo terreno para outras infraestruturas de blockchain nos últimos anos. Isso levou os principais desenvolvedores de blockchain a propor Tezos X, uma atualização para dar nova vida ao blockchain. A iniciativa propõe a evolução de um design monolítico para modular, com o intuito de melhorar o desempenho transacional, a utilidade e a composibilidade da rede. A modularidade propõe o funcionamento de um blockchain dividido em diversas “partes”, dividindo as tarefas entre cada uma delas.
A proposta, liderada pelas equipes Nomadic Labs, Trilitech e Functori, principais desenvolvedores da rede, descreve o desenvolvimento de uma infraestrutura modular funcionando como uma Camada 1 de consenso e liquidação. A arquitetura de rede será complementada por soluções de escalabilidade de Camada 2, o Rollups inteligentes -rollups otimistas- e uma Camada de Disponibilidade de Dados (DAL), responsável por tratar da execução de transações e implementação de contratos inteligentes.
🔥 Apresentando o Tezos X — um blockchain com superpoderes — um back-end escalonável semelhante a uma nuvem para uma ampla variedade de aplicativos.
Continue lendo para descobrir o que isso significa – e como podemos chegar lá. 🧵⤵️#TezosX
(1/7) pic.twitter.com/NZQHCWUu3F
-Tezos (@tezos) 27 de junho de 2024
O QUE SÃO BLOCKCHAINS MODULARES E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Escalado vertical
Os desenvolvedores explicam que através de Smart Rollups e DAL conseguem escalabilidade vertical para melhorar o potencial transacional, enquanto a rede Tezos garante segurança e descentralização. Os Smart Rollups já estão implementados na rede e a Camada de Disponibilidade de Dados está em desenvolvimento. Ambas as soluções permitirão que o Tezos X processe até um milhão de transações por segundo.
Ao contrário de outras abordagens de escalabilidade modular, onde as redes da Camada 2 acabam criando um ecossistema fragmentado, o Tezos X introduzirá um “acúmulo canônico”. Uma vez disponível, servirá como epicentro exclusivo de todas as atividades da rede. Ou seja, todas as contas de usuários, status da rede e histórico de transações. Outro diferencial é que o rollup canônico funcionará com um sequenciador descentralizado, o que ajudará a otimizar o processamento das transações.
A ideia é que Tezos Desta forma, a rede fornecerá aos desenvolvedores um conjunto de APIs, SDKs e outras ferramentas de desenvolvimento. Fornecendo suporte para várias linguagens de programação importantes, como JavaScript, TypeScript, Python e Java.
Por sua vez, os usuários se beneficiarão de uma experiência perfeita ao interagir com as aplicações e transferir valor de forma rápida e econômica. Da mesma forma, os desenvolvedores esperam que o ecossistema DApps cresça, o que ampliará o número de opções e casos de uso para os usuários experimentarem na rede.
O QUE SÃO ROLLUPS E COMO TRAZEM ESCALABILIDADE PARA BLOCKCHAINS
Desenvolvimentos e roteiro
Para garantir o progresso em direção a Tezos Os desenvolvimentos em andamento incluem melhorias para facilitar blocos mais rápidos, um Smart Rollup compatível com EVM, chamado Etherlink, e experiência aprimorada do desenvolvedor.
Até 2025, espera-se a implementação de um rollup para compatibilidade de contratos inteligentes, denominado Michelson; integração de mais linguagens de programação, melhorias nos tempos de execução de aplicativos e dimensionamento adicional para Smart Rollups. Em 2026, junto com o rollup canônico do Tezos X, os desenvolvedores propõem o novo papel para o blockchain da Camada 1 e uma minimização da latência na rede.