Energy Web Chain é o primeiro blockchain público do mundo dedicado ao setor energético. Através de diferentes soluções alimentadas por blockchain e Web3, a Energy Web procura acelerar a transição para energia limpa. A Energy Web opera como uma organização global sem fins lucrativos dedicada à criação de soluções tecnológicas baseadas em blockchain para o setor energético.

Publicidade

As soluções fornecidas pela Energy Web concentram-se na gestão de ativos empresariais, identidade descentralizada, compartilhamento de dados e testes verdes, bem como registro e rastreamento de produtos de baixo carbono. O objetivo é tornar a sua infraestrutura acessível e escalável, aproveitando a tecnologia blockchain para criar um sistema energético global mais eficiente e sustentável.

O que é Energia Web?

O projeto possui abordagem multi-chain, pois é compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM), alimentada por um grupo de validadores corporativos que fazem parte de seu ecossistema. A rede integra um mecanismo de consenso de Prova de Autoridade (PoA) para alcançar alto rendimento de transações e escalabilidade vertical. Por outro lado, há Energia Web X (EWX), uma rede blockchain baseada em Subtrate. Este parachain Polkadot inclui um ecossistema de aplicações e serviços focados no suporte aos seus “nós de trabalho”, que explicaremos mais tarde.

O QUE SÃO DEPINS: INFRAESTRUTURAS FÍSICAS P2P BASEADAS EM BLOCKCHAIN

Ambas as redes são alimentadas pelo token nativo do projeto, EWT, um token utilitário usado para recompensar validadores e pagar taxas na Energy Web Chain. Da mesma forma, o token EWT alimenta o ecossistema de nós de trabalho EWX, oferecendo recompensas aos nós e exigindo piquetagem para validar a rede ou se tornar um operador de nó.

Blockchain para energia

Como uma blockchain dedicada ao setor de energia, o ecossistema membro da Energy Web inclui diferentes concessionárias, desenvolvedores de energia renovável, operadores de rede, compradores corporativos de energia, empresas automotivas, telecomunicações e muito mais. Entre eles: Deutsche Telekom, Vodafone, Shell, Deloitte, Grupo Elia e Grupo Volkswagen.

Por exemplo, a Deutsche Telekom, validadora do Energy Web através da Telekom MMS, acredita que as soluções fornecidas pelo projeto permitem um sistema energético descentralizado, digitalizado e descarbonizado. Para Dirk Roeder, Líder em infraestrutura MMS da Telekom e soluções Web3, a tecnologia blockchain pode ser uma ferramenta importante na luta contra as mudanças climáticas. A gigante das telecomunicações juntou-se à Energy Web para acelerar a transição para uma economia global baseada na eficiência e nas energias renováveis.

COMO O BLOCKCHAIN ​​PODE AJUDAR NA CRISE ENERGÉTICA GLOBAL, FORNECENDO TRANSPARÊNCIA

Nós de trabalho

Um dos principais componentes do Energy Web é o Node Worker, que é descrito como uma rede empresarial descentralizada de nós que permite configurar, lançar e manter redes de computação distribuídas. Essas redes facilitam a ingestão de dados de fontes externas, executam fluxos de trabalho personalizados com base na lógica de negócios e votam nos resultados para estabelecer consenso, sem revelar ou modificar os dados associados.

Isto significa que funcionam como validadores personalizados para facilitar a transmissão de dados complexos entre dois ou mais participantes, orientados para um caso de uso específico e com elevado grau de privacidade. Para isso, cada entidade desempenha a sua função na rede sem revelar informações comerciais confidenciais.

GIGANTES GLOBAIS DA ENERGIA LANÇAM SOLUÇÃO WEB3 PARA TRANSPORTE DE MERCADORIAS

Entre outras coisas, estes nós de trabalho ajudam as concessionárias de energia elétrica a integrar recursos energéticos distribuídos, como sistemas baseados em energia solar, baterias ou estações de carregamento de veículos elétricos. Também permitem trazer transparência às cadeias de abastecimento de produtos ecológicos. Os nós de trabalho operam através do blockchain Energia Web X, operando como um aplicativo descentralizado (DApp) baseado em servidor em nuvem. Eles também podem fazer isso por meio do aplicativo Marketplace, disponível para executar nós de computadores locais com sistemas como Windows, MacOS e Ubuntu. Cada rede de nós é alimentada pelo token nativo do projeto EWT, necessário para estabelecer os nós e recompensar os participantes.

O QUE SÃO NÓS E SEU PAPEL CHAVE NA TECNOLOGIA BLOCKCHAIN

Soluções Web3

Energy Web oferece diversas soluções Web3 criadas para otimizar procedimentos relacionados ao setor energético.

  • Fluxo Inteligente: uma plataforma de lançamento e Ferramenta de gestão do fluxo de trabalho dos nós de trabalho pelas empresas, que podem integrar dados ou APIs sem a necessidade de implementar código.
  • Certificados de Combustível de Aviação Sustentável (SAFc): São documentos que atestam os benefícios ambientais da SAFC, como a redução das emissões de carbono, sem estar fisicamente ligado ao combustível. São emitidos pelos produtores e reivindicados pelas companhias aéreas ou clientes da aviação corporativa. Desta forma, os certificados permitem-lhe demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade, apoiando as suas reivindicações de redução de emissões.
  • GP4 BTC: Provas Verdes para Bitcoin ou GP4BTC é um programa lançado pela Energy Web para ajudar os mineradores de Bitcoin a medir e gerenciar sua pegada energética e mostrar o uso de energia renovável. Dessa forma, fornece métricas padronizadas e certificação para mineradores de Bitcoin demonstrarem o uso de fontes de energia limpa. Mineiros como Argo, DMG e Hive o utilizam.
  • Marítimo: solução criada para simplificação do registro e titularidade de combustíveis navais, por meio do monitoramento da cadeia de abastecimento por meio de Livro Marítimo e Registro de Reivindicações (MBC). A solução está voltada para operadores e proprietários de navios, agentes e proprietários de cargas, entre outros.
  • GP4EV: solução focada na verificação e monitoramento de carregamento de veículos elétricos (VE). AutoGreenCharge oferece um aplicativo que permite aos proprietários de veículos elétricos rastrear a fonte de eletricidade com a qual carregam suas unidades.
  • Provas Verdes– Esta infraestrutura propõe um quadro personalizável para registar e rastrear produtos com baixo teor de carbono e os seus atributos em cadeias de abastecimento complexas.
Share.