Os desenvolvedores do Solana têm apresentado Blinks e Actions, links projetados para “conectar a Internet ao Web3 de forma rápida e segura”. O novo produto, lançado com o workshop de desenvolvimento Solana Dialect, Solana Foundation e Superteam, permite aos usuários fazer transações no blockchain diretamente dos sites e plataformas sociais que utilizam diariamente. Basicamente, estamos falando de um link que pode ser incorporado em um site ou rede social, de forma a exibir as informações do referido link e a partir daí permitir aos usuários comprar e vender criptomoedas ou NFTs, diretamente.
Os desenvolvedores explicam que Blinks é uma interface de interação do usuário projetada para facilitar o acesso a criptomoedas. Deve-se levar em conta que desde o nascimento da Internet utilizamos links e que estes fazem parte da estrutura básica da Web, suportada como padrão em todos os navegadores.
Solana explica que Blinks and Actions é uma API Web poderosa que facilita a execução de transações blockchain por diversos meios, desde links (como neste caso), notificações push, códigos QR, botões Web e muito mais.
PUMP.FUN ACIONA A LOUCA PARA FICAR RICO COM MEMECOINS EM SOLANA
Projetado para acessibilidade
Blinks and Actions foi projetado para facilitar o acesso de novos usuários ao mundo da Web3 e das criptomoedas, quebrando assim as atuais limitações das aplicações Web3 e seu alcance na Internet. Primeiro, porque Blinks e Actions podem ser integrados em qualquer aplicação Web. Você não precisa de um dApp ou de uma programação complexa para fazer isso funcionar. Basicamente, você tem que ir ao serviço Dialeto, registre uma conta com seu nome e endereço Solana e você poderá começar a criar Blinks usando os dados dessa conta. O serviço da Dialect é vital, pois mantém um registro público e verificável de nomes para criar Blinks e evitar seu uso indevido.
Por exemplo, se você é criador de conteúdo, com um simples cadastro você pode gerar links que permitem aos usuários do seu site fazer doações. Eles também podem comprar itens online, tokens ou NFTs que você disponibiliza usando esta plataforma. Fundação Solana compartilhe uma visão verdadeiramente única desta poderosa ferramenta.
Pagamentos simplificados
Outro exemplo. Se você é um criador de arte digital (não NFTs) no X, você pode colocar seu trabalho em uma postagem e usar o Blink para gerar um link de doação que permitirá ao doador acessar uma versão de maior qualidade de sua arte digital ou algum outro material que você quer. Assim, bastando clicar no link e com uma carteira Solana compatível, o usuário poderá efetuar o pagamento solicitado e acessar o conteúdo que você oferece. Tudo isso, sem sair do X e sem a necessidade de fazer login em um DApp ou qualquer outra etapa adicional.
Por isso, Solana indica que esta tecnologia já é compatível com carteiras como Phantom e Backpack, o que facilitará ainda mais o acesso. Principalmente com o Phantom, com o qual você pode comprar ou vender SOL com cartões de débito ou contas bancárias e com o qual também pode registrar e manter uma conta por e-mail, sem a necessidade de frases-semente.
VISA MUDA PARA ETHEREUM PARA SOLANA PARA TOKENIZAÇÃO DE PAGAMENTO
Sobre este assunto, Chris Osborn, fundador da Dialect, indicou que transmitir estas ações em feeds como X, Reddit e talvez em breve Discord é apenas o começo.
Outros concorrentes do Blinks
Solana Blinks não é a única tecnologia capaz de realizar esse tipo de ação. A plataforma blockchain MultiversX, anteriormente conhecida como ELROND, tem capacidade semelhante graças à xMoney, empresa criada em Portugal. O xMoney possui uma série de serviços muito interessantes. Entre eles, os chamados Links de pagamento. Com desenvolvimento e histórico muito semelhantes, Pay Links permite criar links que você pode compartilhar e que os usuários podem usar para fazer pagamentos com criptomoedas, mesmo usando cartões de débito/crédito. Porém, Pay Links é um desenvolvimento com mais limitações. Nesse sentido, não inclui o mesmo nível de metadados que o Blinks permite, o que impacta diretamente na forma como os links podem ser exibidos nas redes sociais ou sites.
Isso mostra que à medida que a tecnologia blockchain evolui, os novos recursos do Solana e de outros blockchains têm um objetivo claro: simplificar o uso de criptomoedas. Ao integrar a funcionalidade blockchain nas plataformas sociais e da web existentes, Solana torna mais fácil para os recém-chegados entrarem no mundo das criptomoedas e participarem das últimas tendências de blockchain.