Publicidade

Em países como a Venezuela, o uso de stablecoins como o USDT é totalmente normalizado para pagamentos diários. Do pão à compra de medicamentos na farmácia ou à aquisição de um veículo, pode ser feito através do USDT. Isso mostra como as stablecoins se tornaram um dos ativos mais relevantes no setor criptográfico. Não apenas na área de comércio, mas também como tecnologia que está transformando a indústria global de pagamentos.

Pagos con stablecoins

Estando ancorados em um ativo estável e usufruindo da tecnologia blockchain, os stablecoins permitem que os pagamentos sejam feitos sem as limitações impostas por plataformas como PayPal ou Skrill. Nestes espaços, regra geral, o acesso e a utilização são mais limitados e controlados. Isto acontece, sobretudo, em países com sanções económicas.

AS STABLECOINS MAIS AFETADAS PELA CHEGADA DA MICA EM JUNHO

As stablecoins tornaram-se gradualmente um meio ideal para pagamentos globais, pois podem ser usadas para transferir valor de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com a volatilidade das criptomoedas tradicionais. A sua utilização generalizada levou-os a atingir uma capitalização de mercado de mais de 162 mil milhões de dólares. O USDT é, de longe, o mais capitalizado. USDC, DAI e FDUSD também têm grande impacto no mercado. Os Stablecoins facilitam a transferência de valor para usuários e empresas sem intermediários, o que é especialmente útil para empresas que operam em vários países.

TETHER SE TORNA GIGANTE GRAÇAS AO NEGÓCIO STABLECOIN

Stablecoins e oportunidades

Embora estes dados sejam surpreendentes, não reflectem o seu impacto real na vida quotidiana das pessoas em determinados países. Como usuário de criptomoedas e stablecoins posso afirmar que a expansão das stablecoins é clara e significativa. Na Venezuela, país onde moro, a situação de hiperinflação levou-nos a reinventar-nos económica e financeiramente. Nesse caminho, uma das ferramentas preferidas para isso foram as criptomoedas.

Bitcoin, Dash e EOS são algumas das criptomoedas que tiveram um boom significativo em uso na Venezuela em 2017. Nas pequenas cidades não era incomum ver grupos de pessoas se reunindo para divulgar criptomoedas no campo dos negócios e da vida cotidiana. O importante era abrir caminho para escapar da loucura hiperinflacionária do bolívar. Embora as primeiras tentativas tenham sido complexas, porque a tecnologia era desconhecida, serviram para cimentar a situação atual. Pelo menos na minha cidade você pode pagar todas as suas despesas com criptomoedas.

Alimentos, roupas, serviços e muito mais

Por exemplo, onde moro, supermercados, açougues, delicatessens, clínicas e médicos especialistas, lojas de roupas ou farmácias aceitam criptomoedas através do USDT. Geralmente, utilizando serviços como Binance (para receber pagamentos) e El Dorado (uma bolsa P2P que permite a negociação de USDT com bolívares).

STABLECOINS SE TORNAM ADULTOS COM ENTRADA DE MICA EM JUNHO

Em boa parte desse tipo de negócio você pode pagar com criptomoedas, geralmente USDT. Se você não vir um adesivo que diz que eles aceitam criptografia, eles provavelmente dirão que sim, se você perguntar.. Assim, você pode ir a um restaurante, comer tranquilo e pagar com criptomoedas, pois tanto os estabelecimentos grandes quanto os pequenos (a popular casinha de cachorro da esquina) aceitam pagamentos com criptomoedas.

O mesmo acontece se você quiser usar suas criptomoedas para comprar coisas mais especializadas, como peças automotivas ou um carro. Boa parte dos negócios que trazem itens importados (peças automotivas, medicamentos, aparelhos de tecnologia, entre outros) aceitam pagamentos com criptomoedas.

Expandindo por toda a região

Experiências como as narradas acima deixam claro o enorme potencial das stablecoins para transformar os sistemas globais de pagamentos. Embora este nível de aceitação possa não ser observado em outros países latino-americanos, o uso de criptomoedas tem aumentado ao longo do tempo.

Talvez o maior exemplo dessa realidade seja o MercadoPago, que desde 2023 conta com uma plataforma completa de negociação de criptomoedas totalmente integrada à sua imensa plataforma de pagamentos. Na verdade, a maior empresa de pagamentos digitais da Argentina é Mercado Pagoque também tem grande alcance no México, Chile e Brasil.

Descentralização de pagamentos

Outro aspecto importante relacionado às stablecoins é a descentralização dos pagamentos. Ao utilizar stablecoins, usuários e empresas podem fazer transferências de valor diretamente e sem intermediários, o que reduz custos e acelera os tempos de processamento. Também elimina a necessidade de intermediários centralizados, como bancos e empresas de transferência de dinheiro, que podem cobrar taxas elevadas e ter tempos de processamento lentos.

ISSO É LIGA (TETHER), MUITO MAIS DO QUE UM SIMPLES STABLECOIN ANCORADO AO OURO

Stablecoins também oferecem outros benefícios importantes para usuários e empresas. Por exemplo, podem ser utilizados para efetuar pagamentos em qualquer parte do mundo sem ter de se preocupar com as taxas de câmbio, o que os torna ideais para empresas que operam em vários países. Na Venezuela, esta tem sido a principal causa da adoção de criptomoedas.

Em última análise, as stablecoins oferecem muitos benefícios importantes para usuários e empresas, como a capacidade de efetuar pagamentos em qualquer lugar do mundo sem se preocupar com as taxas de câmbio e a capacidade de efetuar pagamentos em tempo real.

Share.