Em menos de dois anos, stablecoins, contratos inteligentes, ferramentas forenses e analíticas de blockchain, carteiras, mecanismos de consenso e blockchains de camada 1 atingirão o patamar de produtividade ou adoção generalizada ou massiva.
Adopción masiva de blockchains
São as soluções tecnológicas que vêm batendo forte, com muita velocidade. Destacam-se, em situação de maturação consolidada, os Dapps (aplicativos descentralizados e criptomoedas. Já bastante próximos do platô de produtividade. São os líderes na corrida pela produtividade do Blockchain segundo a consultoria de tecnologia Gartner em seu relatório «Ciclo de Hype para Web3 e Blockchain 2024«. Isso não impede que a estimativa de adoção em massa de criptomoedas seja entre 2 e 5 anos. Uma coisa é a velocidade com que você está indo e outra é onde você está.
O que são a Camada 3 e por que são importantes para o futuro criptográfico?
A fotografia de outras concreções do Blockchain é menos lisonjeira, enfatizando o relato das dificuldades na sua adoção em massa em um tempo relativamente curto. É o caso, por exemplo, do metaverso e das DAOs (organizações autônomas descentralizadas). São classificadas como tecnologias cujas expectativas são um tanto infladas, principalmente pela atenção que têm recebido da mídia. Contudo, os metaversos ainda são apontados como uma tecnologia ainda em ascensão, numa situação emergente. Ou seja, com possibilidades. Embora com menos aceleração do que o esperado.
NFTs
Os tokens não fungíveis (NFTs) e a circulação varejista de CDBCs estão em situação incerta. Conforme observado no relatório, o seu desenvolvimento massivo depende em grande parte de regulamentações que ainda não foram feitas. Situação que cria um muro de medo para sua adoção no caso dos NFTs. Teremos que esperar muito pela sua adoção em massa, no caso da integração de Blockchain e IoT (internet das coisas), web2.5 e web3. Neste relatório, a consultoria tecnológica Gartner analisa as expectativas para as diferentes especificações técnicas e principais produtos do sistema Blockchain e da Web3.
Ascensão dos serviços DeFi
Algumas expectativas de todo este sistema tecnológico fotografadas na grande curva do Hype Cycle, que se assemelha bastante aos perfis de palco da Vuelta Ciclista a España que agora são transmitidos na televisão. O objetivo final é chegar à quinta fase. Trata-se de uma meta denominada platô de produtividade, estabelecendo-se, para cada uma dessas concreções e produtos, a estimativa do tempo que falta para atingir tal fase. Por sua vez, coloca-os na fase em que se encontram, distinguindo quatro estados ou fases anteriores: gatilho da inovação, pico de expectativas inflacionadas, rumo à desilusão e inclinação para a luz ou inclinação da iluminação.
O roteiro da Arbitrum para atingir 400.000 transações por segundo
O Gartner identifica as tendências que caracterizam o ciclo de expectativas. Quatro se destacam: o aumento da procura por serviços financeiros descentralizados (DeFi), o crescimento do interesse em identidades digitais seguras, os avanços na interoperabilidade e o potencial de máquinas que não utilizam tecnologias de identidade tradicionais.
Platô de produtividade
O relatório aponta quais tecnologias Blockchain têm maior probabilidade de atingir o patamar de produtividade. Portanto, o relatório tem interesse em projeções para o futuro que apresentem algum risco. Ou seja, eles ficam molhados, classificando alguns produtos blockchain nesse patamar de produtividade; enquanto outros são retratados como tendo problemas para alcançá-lo.
Agora, tem também o valor dos relatos feitos em determinado momento. A observação é realizada sobre os acontecimentos e processos do ano passado. No próximo ano, a categorização das expectativas para os elementos do ecossistema Blockchain poderá ser outra.
O importante do relatório é a base que, para cada especificação tecnológica, é feita das expectativas, enfatizando o seu impacto no negócio. Ou seja, no mundo produtivo das empresas. Cada análise, com suas recomendações.