Publicidade

Seja em uma reunião com clientes, em uma conversa com amigos ou no almoço aos domingos em família, a pergunta que mais recebo é: “Qual é o momento certo para comprar e vender bitcoin?”. Brinco que, se tivesse essa reposta com precisão, já estaria bilionária. A verdade é que não existe bola de cristal nem atalhos no mercado financeiro. Mas, uma coisa é certa: compreender o funcionamento do mercado cripto transforma essa dúvida em algo secundário.

Um mercado em evolução

O bitcoin e os criptoativos como um todo são considerados ativos de risco, inseridos em um mercado ainda em maturação. Isso ocorre devido à regulamentação ainda em desenvolvimento, ao estágio de validação de casos de uso e ao entendimento ainda limitado por boa parte da população. Esses fatores fazem com que o cenário seja mais volátil e especulativo no curto prazo. No entanto, a essência do investimento em criptoativos está na sua visão de longo prazo.

A informação é o maior ativo

Quando se compreende o mercado cripto – e o funcionamento do bitcoin – e seu potencial transformador, as oscilações de curto prazo deixam de ser tão assustadoras. A tecnologia blockchain, que sustenta os criptoativos, já está moldando diversos setores, desde finanças até logística, com soluções mais eficientes, inclusivas e democráticas. Então, esse é o motivo pelo qual o crescimento do mercado de criptoativos não é mais apenas uma tendência: é inevitável.

Por isso, o melhor ativo que um investidor pode ter é a informação. Antes de se preocupar com o preço ideal para comprar, invista tempo para entender a tecnologia por trás dos criptoativos, seus casos de uso e seu impacto no mundo. Assim, em vez de especular a partir de dicas ou boatos, você poderá investir por fundamentos, focando no potencial de crescimento a longo prazo.

O futuro é digital

Criptoativos, como o bitcoin, portanto, não são apenas uma nova classe de investimento, são uma revolução tecnológica que já está transformando mercados. Nesse contexto, as novas gerações, nativas digitais, não apenas consomem essa tecnologia de forma intuitiva, mas também moldam o futuro com seus hábitos conectados e visão disruptiva. Hoje, jovens crescem em um ambiente onde transações financeiras, comunicação e entretenimento são majoritariamente digitais e conceitos como criptoativos e blockchain já fazem parte de sua realidade. Eles não apenas se adaptam às mudanças, eles a impulsionam. Por isso, vivemos um momento de oportunidade única para acompanhar todo esse movimento.

Nunca é tarde demais

Uma certeza eu posso te dar: nunca é tarde demais para investir em conhecimento. Mais do que nunca, entender o universo dos criptoativos – os protagonistas da nova era digital – e as mudanças que eles promovem é a chave para tomar decisões conscientes e participar dessa transformação. Contem comigo nessa jornada! Um abraço e até a próxima.

Share.