Hyperliquid é uma plataforma de Camada 1 projetada para oferecer uma experiência de negociação descentralizada semelhante à das bolsas centralizadas. Foi criado pelo Chameleon Group e Chameleon Trading, liderados por Jeff e Iliensinc, dois ex-colegas de Harvard. A equipe, que também inclui membros do Caltech, MIT e Waterloo, trabalhou em diversas empresas financeiras e de tecnologia, proporcionando-lhes uma forte base de conhecimento no desenvolvimento do Hyperliquid.
A plataforma foi lançada como mainnet em 29 de novembro de 2024, com o objetivo de oferecer uma solução de negociação de alto desempenho que resolva as ineficiências associadas às tradicionais exchanges descentralizadas (DEX). O Hyperliquid se destaca por sua capacidade de processar transações rapidamente, com tempos de bloqueio inferiores a um segundo e rendimento de até 100.000 pedidos por segundo. Isso permite que os usuários desfrutem de uma experiência de negociação tranquila e ininterrupta.
Como funciona o hiperlíquido?
Hyperliquid usa seu próprio blockchain de Camada 1, permitindo oferecer alto desempenho e uma experiência de usuário de primeira classe. Em primeiro lugar, a plataforma possui um DEX integrado à própria Camada 1, conhecido como Hyperliquid DEX. Este DEX não depende de livros de pedidos fora da cadeia, mas usa um consenso de tolerância a falhas bizantinas (BFT) para chegar a um acordo entre os nós da rede. Este algoritmo de consenso garante que 75% da rede chegue ao consenso, garantindo a integridade e segurança das transações.
O mais impressionante dessa operação é que qualquer token ou ativo que ganhe vida no Hyperliquid tem a capacidade de ser operado no Hyperliquid DEX desde o primeiro momento. Assim, você pode pensar no Hyperliquid DEX como um grande mercado unificado onde todos os tokens do ecossistema estão disponíveis para compra e venda desde o início. Por exemplo, se você gerar um token RWA para ouro, esse token poderá ser negociado abertamente no Hyperliquid e na plataforma que você desenvolver para ele.
DEUTSCHE BANK DESENVOLVE SEU PRÓPRIO BLOCKCHAIN (L2) NO ETHEREUM
Rápido como um raio
Outro ponto importante da operação do Hyperliquid tem a ver com a natureza de ser uma Camada 1, um de seus maiores pontos fortes, pois permite operar em seu próprio blockchain e ao mesmo tempo processar transações rapidamente. O Hyperliquid é capaz de processar até 100.000 pedidos (no caso do DEX) por segundo, com tempos de bloqueio inferiores a um segundo. E não apenas os blocos são gerados em menos de 1 segundo, mas esses blocos podem conter até 2.000 operações. Isso permite que os usuários desfrutem de uma experiência tranquila e ininterrupta. Além disso, a plataforma é otimizada para baixa latência ponta a ponta, o que significa que as transações são concluídas quase instantaneamente.
Isto pode soar como “xelim”, mas basta dar uma olhada no Explorador de blocos hiperlíquidos e veja a rapidez com que novos blocos são adicionados ao histórico do blockchain. Aliás, lembrando que a rede está em operação desde o dia 29 de novembro, vale dizer que no momento em que escrevo estas linhas o último bloco adicionado à rede era o #429143768.
Para conseguir isso, o Hyperliquid usa uma versão personalizada do Tendermint, um algoritmo de consenso BFT otimizado para baixa latência ponta a ponta. Este consenso garante que as transações sejam processadas de forma rápida e segura, proporcionando uma experiência de negociação semelhante à das bolsas centralizadas. Assim, a rede Hyperliquid foi projetada para ser altamente resistente a ataques e manipulações, garantindo a integridade das transações.
HyperEVM para desenvolvimentos avançados
Somado a isso está uma máquina virtual poderosa e flexível baseada na Máquina Virtual Ethereum, conhecida como HyperEVM, que está atualmente em testenet. Graças a isso, o Hyperliquid terá contratos inteligentes avançados usando Solidity. Que tem um propósito muito claro: permitir que o desenvolvimento de tokens e protocolos no Hyperliquid seja muito simples. Além disso, qualquer protocolo existente que utilize Solidity pode ser facilmente portado para Hyperliquid com pouco esforço, convidando a comunidade a fazer parte deste ecossistema.
HYPE: o coração da governança e da tokenomics
No coração do Hyperliquid encontramos o token nativo $HYPE. Este token serve como principal meio de pagamento de taxas na rede e fornece direitos de governança aos usuários. Além disso, os detentores do token $HYPE podem propor e votar alterações no protocolo, garantindo que a plataforma evolua de acordo com as necessidades e desejos da comunidade. É claro que o token $HYPE tem uma emissão total limitada a um bilhão de tokens, portanto estamos diante de uma criptomoeda deflacionária.
Para acompanhar tudo isso, a equipe de desenvolvimento do Hype elaborou uma tokenomics que divide a emissão inicial do token, de cerca de 200 milhões de $HYPE, utilizando a seguinte estrutura:
- Lançamentos futuros e recompensas da comunidade: 38,88%
- Distribuição de Gênesis: 31,0%
- Contribuições da comunidade: 23,8%
- Hiper Fundação: 6,0%
- Subsídios Comunitários: 0,3%
- QUADRIL-2: 0,012%
Assim, 76,2% do fornecimento de tokens é destinado à comunidade, refletindo o foco da Hyperliquid em colocar a comunidade em primeiro lugar. Além disso, os usuários podem bloquear seus tokens $HYPE para contribuir com a segurança da rede e receber recompensas de aposta. Este mecanismo de staking incentiva os usuários a manterem seus tokens e contribuem para o crescimento e estabilidade da plataforma. As recompensas de staking variam dependendo do número de tokens bloqueados e do tempo de bloqueio.
Como resultado dessa estratégia, o token $HYPE sofreu uma grande corrida de alta, passando a operar acima de US$ 3 por unidade, e atualmente está localizado em US$ 24,71o que nos dá uma ideia clara da confiança e do potencial que esta plataforma tem conseguido reunir.
RLUSD: CHAVES PARA A STABLECOIN REGULADA DA RIPPLE ANTES DE COMPRAR
Experiência de negociação
Outro ponto relevante sobre o uso e as capacidades do Hyperliquid é que ele além de ser uma Camada 1, vem com uma solução de negociação completa e integrada para a comunidade. A interface do usuário deste DEX pretende ser intuitiva e fácil de usar. Dessa forma, os usuários podem realizar negociações com apenas um clique, simplificando o processo de negociação e melhorando a eficiência.
A Hyperliquid também oferece negociação avançada, adaptada a todos os tipos de usuários. Por exemplo, é possível negociar margens cruzadas e margens isoladas, permitindo aos utilizadores utilizar as suas garantias de forma eficiente. Também é possível que os usuários aproveitem até 50x, desde que mantenham a margem mínima exigida. Enquanto as posições de margem cruzada são liquidadas quando o valor da conta cai abaixo da margem de manutenção multiplicada pelo total nocional aberto.
TENDÊNCIAS DO MERCADO NFT PARA 2025 E COMPORTAMENTO EM 2024
Somado a isso, o Hyperliquid emula as taxas de financiamento das bolsas centralizadas e descentralizadas mais populares para determinar sua taxa de financiamento. Isto ajuda a evitar grandes diferenças entre os contratos perpétuos e os ativos subjacentes.
Uma poderosa plataforma de tokenização
Outro ponto importante que impulsionou o sucesso do Hyperliquid é a sua enorme capacidade de tokenização. Os tokens nativos não apenas podem ser criados no Hyperliquid, mas também podem ser projetados usando HyperEVM e Solidity. Um exemplo dessa funcionalidade pode ser visto em projetos como o memecoin $PURR, lançado em 1º de dezembro de 2024.
Isso significa que os criadores e a comunidade Hyperliquid podem gerar protocolos e tokens na rede, aproveitando seus benefícios e ao mesmo tempo aumentando a utilidade do Hyperliquid dentro do ecossistema criptográfico. Embora o Hyperliquid ainda seja um trabalho em andamento, o fato de que isso já pode ser feito na rede principal e também o faz em velocidades tão rápidas (até agora foram vistas até 2.000 operações por segundo) nos permite ver que a plataforma Tem um potencial enorme.
Um potencial não só para mudar a forma como as plataformas de tokenização são construídas, mas também como elas são integradas com o resto das ferramentas. Qualquer ativo gerado na rede Hyperliquid pode ser integrado ao Hyperliquid DEX e acessar um mercado de primeira linha para suas operações. Uma estratégia de atuação completamente diferente do que vimos em outros projetos de blockchain e que é muito marcante, tanto para usuários quanto para criadores.